1 No décimodia do quintomês do sétimoano do exílio, algunshomensidosos, líderes de Israel, vieram à minhacasaparapedirorientação do SENHOR. Elesficaramsentadosdiante de mim, esperando a resposta.
2 E estafoi a resposta do SENHOR:3 “Filho do homem, respondaassimaoslíderes de Israel: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Comovocês se atrevem a me pedirorientação? Juro, pelaminhaprópriavida, quenãolhesdireiuma só palavra! Palavra do Soberano, o SENHOR.
5Diga-lhes: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: QuandoescolhiIsraelparasermeupovo, jureicommãoerguidaparameupovoque eu, o SENHOR, seria o seuDeus. Mostrei-lhesquem eu era, e eles me conheceram.
7Masexigidelesumacoisa: Joguemfora os ídolosrepugnantesquevocêstêmadoradoaqui no Egito! Limpemsuasvidas da impurezaespiritual do Egito! Eu sou o SENHOR, o seuDeus.
8 “Maselesnão me obedeceram! Nãoquiseramdeixar de lado as imagensdosdeuses do Egito; estavammuitofelizes e satisfeitoscomaquelesídolos. Eu poderiamuitobemlançarsobreelestoda a minhaira, destruí-losantesmesmo de saírem do Egito.
9Mas, poramor do meunome, eu nãocastigueialimesmo o povo de Israel. Se issoacontecesse, os outrospovosiriamzombar de mim, porque eu já tinhamostrado ao mundoquem eu era.
12Para se lembrarem de quefui eu, o SENHOR, quemescolheuIsraelparaser o meupovosanto, separado do pecado, criei o sábado — o dia do descanso — um diaseparado na semana.
13 “Apesardisso, ainda no desertoeles se revoltaramcontramim. Desobedeceramaosmeusmandamentos, quesãofonte de vidaparaquemobedece! Nãorespeitaram os meussábados. Maisumavez, tivemotivossuficientesparalançarsobreeles a minhaira e acabarcomIsrael, alimesmo, no meio do deserto.
14 “Mas, novamente, paraproteger a honra do meunome da zombariadospovosque me tinhamvistolibertarIsrael do Egito, nãodestruí o povo. Aí as outrasnaçõesdiriam: ‘Elenãofoicapaz de cuidar de Israel e, porisso, o destruiu’.
15Mas, comocastigo, jureiquenenhumdaquelesdesobedientesentraria na terraprometida, terraonde há leite e mel em abundância, a melhorterra de todas as terras.
16Foiesse o resultado da desobediência às minhasleis! Elesnãoseguiram os meusmandamentos e nãorespeitaram os dias de descanso, pois os seuscoraçõesaindaamavam os seusídolos do Egito.
21 “Masaquelageraçãotambém se revoltoucontramim. Nãoobedeceram às minhasleis, nempuseram em prática os meusmandamentosquedãovida a quem os cumprefielmente. Pelocontrário, elestambémdesprezaram os meussábados. Eramais do quejustoderramar a minhairasobreaquelepovo no deserto.
22Mas, paraque o meunomenãofossealvo de zombarias e gracejosentre as outrasnaçõesqueviramque eu os haviatirado do Egito, eu contive o meubraço e não os destruí no deserto.
23Enquantoaindamarchavamsemrumo, pelodeserto, jureiquehaveria de espalhá-losportodas as nações da terra,24porquetinhamsidodesobedientes, porquenãotinhamcumprido as minhasleis, porquehaviamdesprezado os meussábados e porquecontinuavam a amar os falsosdeusesqueseuspaistinhamadorado no Egito.
26 Na esperança de que se afastassemhorrorizados, deixeiqueeles se afundassem no pecado. Eleschegaram a oferecerseusprimeirosfilhoscomosacrifícioaosídolos. Issoaconteceuparaqueficassemcheios de pavor e reconhecessemque eu sou o SENHOR.
27 “Portanto, filho do homem, diga o seguinte ao povo de Israel: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Seusantepassadoscontinuaram a me ofender e desobedecer28quandoentraram na terraque eu haviapreparadoparaeles, e prometidocomjuramento. Bastavadescobrirem um montealto, umagrandeárvore, e corriamparaoferecersacrifícios, queimarincensoperfumado e derramarvinhoparaadorar os seusídolos, fazendocrescercadavezmais a minhaira.
29 Eu lhesperguntei: Quelugar de sacrifício é esse? O quevocêsvãofazer lá? Porisso, atéhoje, esseslugaresaltossãoconhecidoscomo ‘Lugares de Sacrifício’.
30 “Portanto, diga à nação de Israel: Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Vocêsquevivem na Babilôniavãocontinuar a viver na impurezaespiritualcomofizeramseusantepassados? Vãocontinuaradorandoseusídolos?
31Quandovocêsoferecemseusfilhosaosídolos no fogo, continuam a contaminar-se comtodos os seusídolosaté o dia de hoje. Devereiouvir o quedizem, ou responder a essefalsopedido de orientação, ó nação de Israel? Juropelaminhavida, palavra do Soberano, o SENHOR, quenãolhesdarei a menorajuda; mesmoque me peçam!
38 Os outros, os rebeldes — quevivem me desobedecendo —, serãoseparados do povo. Serãotiradosdospaísesparaondeforamlevados, masnãovoltarão à terra de Israel. Entãovocêssaberãoque eu sou o SENHOR!
39 “E vocês, ó nação de Israel, escutem o quediz o Soberano, o SENHOR: Todosvocêscontinuem a adorarseusídolos. Masdepoisdissovocêsterão de me obedecer e nuncamaisdesonrarão o meunomecom as suasofertas e com os seusídolos!
40 É em Jerusalém, no meusantomonte, o montemaisimportante de Israel, quevocêsvão me adorar e servir. Lá aceitarei o seuculto; pedireiquevocêstragamofertas e o melhor de tudoquevocêspossuíremparadedicar a mim.
41Vocêsserãocomoumaoferta de incensoperfumado; eu tereiprazer em vocês. Issoaconteceráquando eu reunirtodo o meupovoespalhadoentre as nações da terra. Assimmostrareiaosoutrospovosque eu sousanto no meio de vocês.
44Vocêscompreenderãoque eu sou o SENHORquando eu tratarvocêscomamor e não de acordocom os seuspecados e suaspráticasperversasparamostrar ao mundoquemsou eu, ó nação de Israel. Palavra do Soberano, o SENHOR”.
45Depoisdisso, recebi a seguintemensagem do SENHOR:46 “Filho do homem, olhepara o sul, na direção de Jerusalém, e profetizecontraela. Anuncie o castigoquevirácontra a terra de Judá, contra a floresta do Neguebe.
47Diga à floresta do Neguebe: Ouça a palavra do SENHOR! Assimdiz o Soberano, o SENHOR: Acenderei um fogo em Judáquevaiqueimartodas as árvores, as verdes e as secas. Essefogonãovai se apagar, masqueimarátodos os rostos, desde o sulaté o norte.
Nenhum comentário ainda.