1 E aconteceuque no décimodia do quintomês do sétimoano do exílio, algunsdosanciãos e líderes de Israelvierampedir-me queconsultasseYahweh, e sentaram ao meuredor.
2Então o SENHORrespondeu, e me veio a Palavra de Yahwehnestestermos:3 “Ó queridofilho do homem, fala, pois, aosanciãos e líderes de Israel e dize-lhes: AssimdizYahweh, o SENHORDeus: Ora, agoravindesconsultar-me? Poistãocertocomo Eu vivo, não me deixareiserquestionadoporvós, afirma o EternoDeus.
4Porventura tu, profeta, os julgarás? Entãoabre a tuaboca, filho do homem, e julga-os agora! Confronta-os com as práticasabomináveisdosseuspais e antepassados,5 e declara: AssimdizYahweh, o SoberanoDeus: No dia em queescolhiIsrael, jureicom a mãoerguidaaosdescendentes da família de Jacó e me revelei a eles no Egito. Com a mãolevantada Eu lhesafirmei: Eu SouYahweh, o SENHOR, o teuDeus!
6Naquelediajurei a elesque os libertaria do Egito e os tirariadaquelasterrasparalevá-los à umaterraque Eu mesmohaviapreparadoparaeles, terraondemanamleite e mel; a maislinda e exuberante de todas as terras.
7Então, naquelaépoca, Eu lhesordenei: Tiraidentrevós as imagensidólatras e nojentasqueencantamvossosolhos e nãovoscontamineiscom os ídolos do Egito; eisque Eu SouYahweh, o SENHORvossoDeus!
8Contudo, o meupovo se rebeloucontra a minhapessoa e nãoquis me daratenção; não se desfizeramdasabominaçõesquecultuavam e encantavamseussentidos, tampoucoabandonaram os ídolos do Egito. Então Eu prometiquederramariasobre a cabeçadeles a minhaira, a fim de satisfazertoda a minhaindignaçãocontraeles no meio da terra do Egito.
9Entretanto, Eu acabeiagindoporamor ao meuNome, evitandoque o meuNomefosseachincalhado e profanadodiante de todas as naçõespagãs, no meiodasquais o meupovo se encontrava, aosolhos de quem Eu pessoalmentehavia me revelado e dado a conhecer, arrancando-os da terra do Egito.
13 No entanto, toda a Casa de Israel se rebeloucontramimenquantocaminhavapelodeserto; nãosouberamandar de acordocom as minhasordenanças, e rejeitaram as minhasleis, pelasquaisaqueleque as obedecerporelastambémviverá; masprofanaramdescaradamente os meusshabbãths, sábados; então Eu prometiquederramariasobreelestodo o meuzelo em forma de furor, a fim de destruí-los na travessia do deserto.
14Contudo, poramor do meuNome, Eu agi, evitandoque o meuNomefossedesonradoperante os olhos de todas as nações, à vistadasquais Eu mesmo os haviafeitosair.
15Porém, Eu tambémlhesjurei de mãolevantada na travessia do deserto, quenão os fariaadentrar a terraquelhestinhaconcedido, ondemanamleite e mel, que é a glória de todas as terras;16porquantorejeitaram as minhasnormas e nãoandaramsegundo os meusestatutos e decretos, e desonraram os meusshabbãths, sábados, pois o seucoraçãoseguia os seusídolos.
18Mas Eu ordeneiaosfilhosdeles na travessia do deserto: Nãoandeisconforme as normas e costumes de vossospais, nemobedeçais às suasordenanças, tampoucovosdeixescontaminarcom os seuscultosidólatras.
21Mas os filhostambém se amotinaramcontra a minhapessoa; nãoandaramsegundo os meusdecretos, nãotiveram o cuidado de obedecer às minhasleis, sendoqueaquelequelhesobedecerviveráporelas, e profanaram os meusshabbãths, sábados. Porestemotivo Eu afirmeiquederramaria o meufurorsobre a cabeça de cada um deles e os castigariacom a minhaindignação na travessia do deserto.
22Contudo, contive o meubraço, e procediporamor do meuNome, paraquenãofossedesonrado à vista de todas as naçõespagãsdiantedasquaislibertei o meupovo e os fizsairparaumanovaterra.
23Tambémlhesjurei de mãoerguidaque os espalhariaentre os povos e os dispersariaentre as nações;24porquenãohaviamrespeitado e praticado as minhasleis, masdesprezaram os meusestatutos e decretos, e profanaram os meusshabbãths, sábados, e se deixaramencantarpelasimagensidólatrascultuadasporseuspais.
25Porissotambémlhesabandonei à mercê de ordenançasquenãoeramboas e a determinaçõespelasquaisnãoconseguiamviver;26 e os abandoneiparaque se contaminassemcom a malignidade de suasprópriasofertas, isto é, peloholocausto de cadafilhomaisvelho, paraque Eu mesmo os enchesse de horror, a fim de quecompreendessemque Eu SouYahweh, o SENHOR.
27Sendoassim, ó queridofilho do homem, fala à nação de Israel, e dize-lhe: Assimdiz o Yahweh, o SoberanoDeus: Nisto os teuspais e antepassadostambémblasfemaramcontramim ao me desprezarem;28poisquando Eu os fizadentrar na terraquejureiquelhesconcederia, elesnãoresistiram ao encanto de seusídolos e transformaramtodomontealto e todaárvorefrondosa em altares, e aliofereciam os seussacrifícios; faziamsuasofertaspagãsqueprovocavam a fúria do meuzelo, e aindaqueimavamincensoaromático, e derramavamsuasofertas de bebidas.
30Portanto, declara à Casa de Israel: AssimdizYahweh, o SENHORDeus: Porventuravoscontaminais a vósmesmos, comovossospais e antepassados? E vosprostituíscom as suasmalignidades?
31 E, ao oferecerdes as vossasdádivas, quandosacrificais em holocausto os vossosprópriosfilhos, apenascontinuais a contaminar-se mais e maiscomtodos os seusídolos, e issoaté o presentemomento! Ora, seráqueagoradevereipermitirque me consulteis, ó nação de Israel? Juropelaminhavida, Palavra do SENHOR, quenãoatenderei ao vossochamadonem a vossaconsulta.
32 E tendesmurmurado: ‘Queremossercomo as naçõespagãs, como os povos do mundo, queservem a ídolos e imagens de madeira e pedra!’ Todavia, de modoalgumsucederá o queestaiscogitando!
33Tãocertocomo Eu vivo, asseveraYahweh, o SENHORDeus, certamentereinareisobrevóscommãopoderosa e braçoforte; e derramareisobrevóstoda a minhaindignação!
34 E vosarrancarei do meiodospovos e voscongregareitrazidos de todas as nações da terra às quaisfostesespalhados, commãopoderosa e braçoforte, e mediantetoda a ira do meuzeloque já transbordou.
37Eisquefareipassarsobre os vossoslombos a minhavara de correção! Eu vosdisciplinarei e vosfareientrar no vinculo da Aliança;38 e separareidentrevós os amotinados, desobedientes e que se rebelamcontramim; Eu mesmo os tirareidasterrasdassuasperegrinações, masnãopermitireiqueretornem à terra de Israel; a fim de quecompreendamque Eu SouYahweh, o Eterno!
39Quanto a vós, ó nação de Israel, assimdeclaraYahweh, o SENHORDeus: Ide, pois, cada um cultuar os seusprópriosídolos; contudo, maistardehavereis de me ouvir e nãodesonrareismais o meusantoNomemediantevossasdádivas e oferendas às vossasimagensidólatras.
40Porquantoafirma o SENHORSoberanoDeus: Toda a casa de Israelsobre a face da terra, todaela, haverá de me adorar e cultuar no meusantomonte, no altomonte de Israel; alivosaceitarei e recebereicomprazer os vossossacrifícios e as primíciasdasvossasdádivas, juntocomtodas as vossasofertassagradas.
41 Eu as aceitareicomoincensopuro, aromasuave; quando Eu vosfizerretornar de todos os paísesparaondeforamexpatriados e voscongregarjunto a mim; entãosereisantificado em vós, à vistadasnações.
43 E, chegando à terra de Israel, voslembrareis de todos os vossoscaminhos e daspráticascom as quaisvostendescontaminado; e tereisnojo de vósmesmos, porcausa de todas as atitudesmalignasquetendescometido.
44Assimcompreendereisque Eu SouYahweh, quando Eu agirparaconvoscoporamor do meusantoNome; nãosegundo o vossoprocedimentocorrupto e abominável, ó Casa de Israel! Palavra do SENHORSoberanoDeus.”
45Entãoveio a mim a Palavra de Yahweh, dizendo:46 Ó filho do homem, vira o teurostopara o Sul e derrama as tuaspalavrascontraJudá; profetizacontra a floresta da terra do Neguebe, no Sul.
47Abre a tuaboca e diz à floresta do Sul: Ouve a Palavra de Yahweh: Assimdiz o SENHORSoberanoDeus: Eisque Eu acenderei em ti um fogoqueconsumirátodas as tuasárvores, tanto as verdes e viçosasquanto as fracas e secas. A chamaabrasadoranãopoderáserapagada, e todos os rostos, desde o Sulaté no Norte, serãoincendiadosporela.
49Então, eu expresseiminhapreocupação: Ah, SoberanoYahweh! Eisqueestãocomentando a meurespeito: ‘Seráqueesteprofetanãoestáapenascontandomaisalgumasparábolas?’
Nenhum comentário ainda.