2Entãoveio a mim a palavra do SENHOR:3Filho do homem, falaaosanciãos de Israel e dize-lhes: Assimdiz o SENHORDeus: Vindesconsultar-me? Tãocertocomo eu vivo, não me deixareiserconsultadoporvós, diz o SENHORDeus.
4Poracaso os julgarás? Acaso os julgarás, filho do homem? Fazeque se lembremdasabominações de seuspais,5 e dize-lhes: Assimdiz o SENHORDeus: No dia em queescolhiIsrael, jureicomminhamãoerguidapara a descendência da casa de Jacó e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, quandojurei-lhes de mãoerguida: Eu sou o SENHOR, vossoDeus.
6Naqueledia, jurei-lhes de mãoerguidaque os tiraria da terra do Egitoparaumaterraquehaviaprocuradoparaeles, onde dá leite e mel, que é a glória de todas as terras.
8Maseles se rebelaramcontramim e não me quiseramouvir; nãolançaramfora as abominaçõesqueencantavam os seusolhos, nemdeixaram os ídolos do Egito; então eu dissequederramariasobreeles o meufurorparacumprir a minhairacontraeles no meio da terra do Egito.
9Mas eu agiporamor do meunome, paraqueelenãofosseprofanado à vistadasnações, no meiodasquaiselesestavam, a cujosolhos eu me dei a conhecer, tirando-os da terra do Egito.
12Tambémlhesdei os meussábados, paraservirem de sinalentremim e eles; a fim de quesoubessemque eu sou o13Mas a casa de Israel se rebeloucontramim no deserto, nãoandandonosmeusestatutos e rejeitando as minhasnormas, pelasquais o homemviverá ao cumpri-las; e profanaramabertamente os meussábados; então eu dissequederramariasobreeles o meufuror no desertoparadestruí-los.
15Entretanto, eu lhesjurei de mãoerguida no desertoquenão os fariaentrar na terraquelhesdera, onde dá leite e mel, que é a glória de todas as terras;16porquerejeitaram as minhasnormas e nãoandaramnosmeusestatutos, e profanaram os meussábados, pois o seucoraçãoseguia os seusídolos.
21Mas os filhostambém se rebelaramcontramim; nãoandaramnosmeusestatutosnemobedeceram às minhasnormaspara as praticar, pelasquais o homemviverá ao cumpri-las; profanaram os meussábados; porissodissequederramaria o meufurorsobreeles, paracumprircontraeles a minhaira no deserto.
23Tambémjurei-lhes de mãoerguidaque os espalhariaentre os povos e os dispersariaentre as nações;24porquenãohaviampraticado as minhasnormas, masrejeitaram os meusestatutos, e profanaram os meussábados, e os seusolhos se voltavampara os ídolos de seuspais.
25Porissotambémlhesdeiestatutosquenãoerambons e normaspelasquaisnãopoderiamviver;26 e deixeique se contaminassemcomsuasprópriasofertas, nasquaisqueimavamtodos os primeirosquesaem do ventre, paraamedrontá-los, a fim de quesoubessemque eu sou o SENHOR.
27Portanto, fala à casa de Israel, ó filho do homem, e dize-lhe: Assimdiz o SENHORDeus: Mesmoassimvossospaisblasfemaramcontramim, sendoinfiéisparacomigo;28poisquando eu os fizentrar na terraquejureiquelhesdaria, elesolharamparatodomontealto e paratodaárvorefrondosa; e ofereceramaliseussacrifícios, apresentando a provocaçãodassuasofertas; puseramali os seusaromassuaves e derramaram as suaslibações.
31 E, ao oferecerdes as vossasdádivas, quandosacrificais os vossosfilhos, vósvoscontaminaiscomtodos os vossosídolos, atéhoje. E eu sereiconsultadoporvós, ó casa de Israel? Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, eu nãosereiconsultadoporvós.
34 E vostirarei do meiodospovos e voscongregareidasnaçõespara as quaisfostesespalhados, commãoforte e combraçoestendido e comindignaçãoderramada;35 e voslevarei ao desertodospovos; alientrarei em juízoconvoscoface a face;36comoentrei em juízocomvossospais, no deserto da terra do Egito, assimentrarei em juízoconvosco, diz o SENHORDeus.
37Tambémvosdisciplinarei e vosfareientrar no vínculo da aliança;38 e separareidentrevós os rebeldes e os quetransgridemcontramim; eu os tirarei da terradassuasperegrinações, masnãovoltarão à terra de Israel; e sabereisque eu sou o SENHOR.
39Quanto a vós, ó casa de Israel, assimdiz o SENHORDeus: Ide, cada um cultuar os seusídolos; porém, maistarde me ouvireis e nãoprofanareismais o meusantonomecom as vossasdádivas e com os vossosídolos.
40Poisdiz o SENHORDeus: Toda a casa de Israel na terra, todaela, haverá de me cultuar no meusantomonte, no montealto de Israel; alivosaceitarei e exigirei as vossasofertas e as primíciasdasvossasdádivas, comtodas as vossasofertassagradas.
41 Eu vosaceitareicomoaromasuave, quando eu vostirardentre os povos e voscongregar do meiodasnações em quefostesespalhados; e sereisantificado em vós, à vistadasnações.
43Alivoslembrareis de vossoscaminhos e de todos os atoscomquevostendescontaminado; e tereisnojo de vósmesmos, porcausa de todas as maldadesquetendescometido.
44 E sabereisque eu sou o SENHOR, quando eu agirparaconvoscoporamor do meunome, nãoconforme as vossasobras, nemconforme os vossosatoscorruptos, ó casa de Israel, diz o SENHORDeus.
47 E diz à floresta do sul: Ouve a palavra do SENHOR: Assimdiz o SENHORDeus: Eu acenderei em ti um fogoqueconsumirá em ti todaárvoreverde e todaárvoreseca; não se apagará a chamaflamejante; pelocontrário, todos os rostos se queimarãocomela, desde o sulaté o norte.
Nenhum comentário ainda.