2Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:3Filho do homem, falaaosanciãos de Israel e dize-lhes: Assimdiz o SenhorJEOVÁ: Vósvindesconsultar-me? Vivo eu, quevósnão me consultareis, diz o SenhorJEOVÁ.
4Julgá-los-ias tu, ó filho do homem, julgá-los-ias? Faze-lhessaber as abominações de seuspais;5 e dize-lhes: Assimdiz o SenhorJEOVÁ: No dia em queescolhi a Israel, levantei a mãopara a descendência da casa de Jacó, e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, e levantei a mãoparaeles, dizendo: Eu sou o SENHOR, vossoDeus.
6Naqueledia, levantei a mãoparaeles, para os tirar da terra do Egitoparaumaterraquetinhaprevistoparaeles, a qualmanaleite e mel e é a glória de todas as terras.
8Masrebelaram-se contramim e não me quiseramouvir; ninguémlançava de si as abominaçõesdosseusolhos, nemdeixava os ídolos do Egito; então, eu dissequederramariasobreeles o meufuror, paracumprir a minhairacontraeles no meio da terra do Egito.
9 O quefiz, porém, foiporamor do meunome, paraquenãofosseprofanadodiantedosolhosdasnações, no meiodasquaiselesestavam, a cujosolhos eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
13Mas a casa de Israel se rebeloucontramim no deserto, nãoandandonosmeusestatutos e rejeitando os meusjuízos, os quais, cumprindo-os o homem, viveráporeles; e profanaramgrandemente os meussábados; e eu dissequederramariasobreeles o meufuror no deserto, para os consumir.
15 E, contudo, eu levantei a mãoparaeles no deserto, para os nãodeixarentrar na terraquelhestinhadado, a qualmanaleite e mel e é a glória de todas as terras.
21Mastambém os filhos se rebelaramcontramim e nãoandaramnosmeusestatutos, nemguardaram os meusjuízos, os quais, cumprindo-os o homem, viveráporeles; elesprofanaram os meussábados; porisso, eu dissequederramariasobreeles o meufuror, paracumprircontraeles a minhaira no deserto.
23Tambémlevantei a mãoparaeles no deserto, para os espalharentre as nações e os derramarpelasterras;24porquenãoexecutaram os meusjuízos, e rejeitaram os meusestatutos, e profanaram os meussábados, e os seusolhos se iamapós os ídolos de seuspais.
25Peloquetambémlhesdeiestatutosquenãoerambons, e juízospelosquaisnãohaviam de viver;26 e os contaminei em seusprópriosdons, nosquaisfaziampassarpelofogotudo o queabre a madre; para os assolar, paraquesoubessemque eu sou o SENHOR.
27Portanto, fala à casa de Israel, ó filho do homem, e dize-lhe: Assimdiz o SenhorJEOVÁ: Aindanisto me blasfemaramvossospais, e transgrediramcontramim.
28Porque, havendo-os eu introduzido na terrasobre a qual eu levantara a mão, paralhadar, então, olharamparatodoouteiroalto e paratodaárvorefrondosa, e sacrificaramali os seussacrifícios, e apresentaramali a provocaçãodassuasofertas, e puseramali os seuscheirossuaves, e aliderramaram as suaslibações.
30Portanto, dize à casa de Israel: Assimdiz o SenhorJEOVÁ: Vósvoscontaminais a vósmesmos, à maneira de vossospais? E vosprostituíscom as suasabominações?
31 E, quandoofereceis os vossosdons e fazeispassar os vossosfilhospelofogo, não é certoqueestaiscontaminadoscomtodos os vossosídolos, atéestedia? E vós me consultaríeis, ó casa de Israel? Vivo eu, diz o SenhorJEOVÁ, quevós me nãoconsultareis.
32 E o queveio ao vossoespírito de maneiraalgumasucederá, quandodizeis: Seremoscomo as nações, como as outrasgerações da terra, servindo ao madeiro e à pedra.
33Vivo eu, diz o SenhorJEOVÁ, que, commãoforte, e combraçoestendido, e comindignaçãoderramada, hei de reinarsobrevós;34 e vostirareidentre os povos e voscongregareidasterrasnasquaisandaisespalhados, commãoforte, e combraçoestendido, e comindignaçãoderramada.
37 E vosfareipassardebaixo da vara e vosfareientrar no vínculo do concerto;38 e separareidentrevós os rebeldes e os queprevaricaramcontramim; da terradassuasperegrinações os tirarei, mas à terra de Israelnãovoltarão; e sabereisque eu sou o SENHOR.
39Quanto a vós, ó casa de Israel, assimdiz o SenhorJEOVÁ: Ide, sirvacada um aosseusídolos, poisque a mim me nãoquereisouvir; masnãoprofaneismais o meusantonomecom as vossasdádivas e com os vossosídolos.
40Porque no meusantomonte, no montealto de Israel, diz o SenhorJEOVÁ, ali me servirátoda a casa de Israel, todaelanaquelaterra; ali me deleitareineles e alidemandarei as vossasofertasalçadas e as primíciasdasvossasdádivas, comtodas as vossascoisassantas.
41Comcheirosuave me deleitarei em vós, quando eu vostirardentre os povos e voscongregardasterras em queandaisespalhados; e sereisantificado em vósante os olhosdasnações.
43 E alivoslembrareis de vossoscaminhos e de todos os vossosatoscomquevoscontaminastes e tereisnojo de vósmesmos, portodas as vossasmaldadesquetendescometido.
44 E sabereisque eu sou o SENHOR, quando eu procederparaconvoscoporamor do meunome, nãoconforme os vossosmauscaminhos, nemconforme os vossosatoscorruptos, ó casa de Israel, disse o SenhorJEOVÁ.
45 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:46Filho do homem, dirige o rostopara o caminho do Sul, e derrama as tuaspalavrascontra o Sul, e profetizacontra o bosque do campo do Sul.
47 E dize ao bosque do Sul: Ouve a palavra do SENHOR: Assimdiz o SenhorJEOVÁ: Eisqueacenderei em ti um fogoque em ti consumirátodaárvoreverde e todaárvoreseca; não se apagará a chamaflamejante; antes, comela se queimarãotodos os rostos, desde o Sulaté ao Norte.
Nenhum comentário ainda.