2Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:3Filho do homem, falaaosanciãos de Israel e dize-lhes: Assimdiz o SENHORDeus: Acaso, viestesconsultar-me? Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, vósnão me consultareis.
4Julgá-los-ias tu, ó filho do homem, julgá-los-ias? Faze-lhessaber as abominações de seuspais5 e dize-lhes: Assimdiz o SENHORDeus: No dia em queescolhi a Israel, levantando a mão, jurei à descendência da casa de Jacó e me dei a conhecer a eles na terra do Egito; levantei-lhes a mão e jurei: Eu sou o SENHOR, vossoDeus.
7Então, lhesdisse: Cada um lance de si as abominações de que se agradam os seusolhos, e nãovoscontamineiscom os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR, vossoDeus.
8Masrebelaram-se contramim e não me quiseramouvir; ninguémlançava de si as abominações de que se agradavam os seusolhos, nemabandonava os ídolos do Egito. Então, eu dissequederramariasobreeles o meufuror, paracumprir a minhairacontraeles, no meio da terra do Egito.
9 O quefiz, porém, foiporamor do meunome, paraquenãofosseprofanadodiantedasnações no meiodasquaiselesestavam, diantedasquais eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
13Mas a casa de Israel se rebeloucontramim no deserto, nãoandandonosmeusestatutos e rejeitando os meusjuízos, os quais, cumprindo-os o homem, viveráporeles; e profanaramgrandemente os meussábados. Então, eu dissequederramariasobreeles o meufuror no deserto, para os consumir.
19 Eu sou o SENHOR, vossoDeus; andainosmeusestatutos, e guardai os meusjuízos, e praticai-os;20santificai os meussábados, poisservirão de sinalentremim e vós, paraquesaibaisque eu sou o SENHOR, vossoDeus.
21Mastambém os filhos se rebelaramcontramim e nãoandaramnosmeusestatutos, nemguardaram os meusjuízos, os quais, cumprindo-os o homem, viveráporeles; antes, profanaram os meussábados. Então, eu dissequederramariasobreeles o meufuror, paracumprircontraeles a minhaira no deserto.
23Tambémlevantei-lhes no deserto a mão e jureiespalhá-losentre as nações e derramá-lospelasterras;24porquenãoexecutaram os meusjuízos, rejeitaram os meusestatutos, profanaram os meussábados, e os seusolhos se iamapós os ídolos de seuspais;25peloquetambémlhesdeiestatutosquenãoerambons e juízospelosquaisnãohaviam de viver;26 e permitiqueeles se contaminassemcomseusdonssacrificiais, comoquandoqueimavamtudo o queabre a madre, parahorrorizá-los, a fim de quesoubessemque eu sou o SENHOR.
28Porque, havendo-os eu introduzido na terrasobre a qual eu, levantando a mão, juraradar-lha, ondequerqueviam um outeiroalto e umaárvorefrondosa, aí ofereciam os seussacrifícios, apresentavamsuasofertasprovocantes, punham os seussuavesaromas e derramavam as suaslibações.
30Portanto, dize à casa de Israel: Assimdiz o SENHORDeus: Vósvoscontaminais a vósmesmos, à maneira de vossospais, e vosprostituíscom as suasabominações?
31 Ao oferecerdes os vossosdonssacrificiais, comoquandoqueimais os vossosfilhos, vósvoscontaminaiscomtodos os vossosídolos, até ao dia de hoje. Porventura, me consultaríeis, ó casa de Israel? Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, vósnão me consultareis.
32 O quevosocorre à mente de maneiranenhumasucederá; istoquedizeis: Seremoscomo as nações, como as outrasgerações da terra, servindo às árvores e às pedras.
33Tãocertocomo eu vivo, diz o SENHORDeus, commãopoderosa, combraçoestendido e derramadofuror, hei de reinarsobrevós;34tirar-vos-ei dentre os povos e voscongregareidasterrasnasquaisandaisespalhados, commãoforte, combraçoestendido e derramadofuror.
37Far-vos-ei passardebaixo do meucajado e vossujeitarei à disciplina da aliança;38separareidentrevós os rebeldes e os quetransgrediramcontramim; da terradassuasmoradas eu os fareisair, masnãoentrarão na terra de Israel; e sabereisque eu sou o SENHOR.
39Quanto a vósoutros, vós, ó casa de Israel, assimdiz o SENHORDeus: Ide; cada um sirvaaosseusídolos, agora e maistarde, poisque a mimnão me quereisouvir; masnãoprofaneismais o meusantonomecom as vossasdádivas e com os vossosídolos.
40Porque no meusantomonte, no montealto de Israel, diz o SENHORDeus, alitoda a casa de Israel me servirá, toda, naquelaterra; ali me agradareideles, alirequererei as vossasofertas e as primíciasdasvossasdádivas, comtodas as vossascoisassantas.
41Agradar-me-ei de vóscomo de aromasuave, quando eu vostirardentre os povos e voscongregardasterras em queandaisespalhados; e sereisantificado em vósperante as nações.
43Ali, voslembrareisdosvossoscaminhos e de todos os vossosfeitoscomquevoscontaminastes e tereisnojo de vósmesmos, portodas as vossasiniquidadesquetendescometido.
44Sabereisque eu sou o SENHOR, quando eu procederparaconvoscoporamor do meunome, nãosegundo os vossosmauscaminhos, nemsegundo os vossosfeitoscorruptos, ó casa de Israel, diz o SENHORDeus.
45Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:46Filho do homem, volve o rostopara o Sul e derrama as tuaspalavrascontraele; profetizacontra o bosque do campo do Sul47 e dize ao bosque do Sul: Ouve a palavra do SENHOR: Assimdiz o SENHORDeus: Eisqueacenderei em ti um fogoqueconsumirá em ti todaárvoreverde e todaárvoreseca; não se apagará a chamaflamejante; antes, comela se queimarãotodos os rostos, desde o Sulaté ao Norte.
Nenhum comentário ainda.