1 E ACONTECEU, no sétimoano, no quintomês, aosdez do mês, quevieramalgunsdosanciãos de Israel, paraconsultarem o SENHOR; e assentaram-se diante de mim.
2Entãoveio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:3Filho do homem, falaaosanciãos de Israel, e dize-lhes: Assimdiz o SenhorDEUS: Viestesconsultar-me? Vivo eu, quenão me deixareiserconsultadoporvós, diz o SenhorDEUS.
4Porventura tu os julgarias, julgarias tu, ó filho do homem? Notifica-lhes as abominações de seuspais;5 E dize-lhes: Assimdiz o SenhorDEUS: No dia em queescolhi a Israel, levantei a minhamãopara a descendência da casa de Jacó, e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, e levantei a minhamãoparaeles, dizendo: Eu sou o SENHORvossoDeus;6Naqueledialevantei a minhamãoparaeles, para os tirar da terra do Egito, paraumaterraque já tinhaprevistoparaeles, a qualmanaleite e mel, e é a glória de todas as terras.
8Masrebelaram-se contramim, e não me quiseramouvir; ninguémlançava de si as abominaçõesdosseusolhos, nemdeixava os ídolos do Egito; então eu dissequederramariasobreeles o meufuror, paracumprir a minhairacontraeles no meio da terra do Egito.
9 O quefiz, porém, foiporamor do meunome, paraquenãofosseprofanadodiantedosolhosdosgentios, no meiodosquaisestavam, a cujosolhos eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
13Mas a casa de Israel se rebeloucontramim no deserto, nãoandandonosmeusestatutos, e rejeitando os meusjuízos, os quais, cumprindo-os, o homemviveráporeles; e profanaramgrandemente os meussábados; e eu dissequederramariasobreeles o meufuror no deserto, para os consumir.
15 E, contudo, eu levantei a minhamãoparaeles no deserto, paranão os deixarentrar na terraquelhestinhadado, a qualmanaleite e mel, e é a glória de todas as terras;16Porquerejeitaram os meusjuízos, e nãoandaramnosmeusestatutos, e profanaram os meussábados; porque o seucoraçãoandavaapós os seusídolos.
21Mastambém os filhos se rebelaramcontramim, e nãoandaramnosmeusestatutos, nemguardaram os meusjuízospara os fazer, os quais, cumprindo-os, o homemviveráporeles; elesprofanaram os meussábados; porisso eu dissequederramariasobreeles o meufuror, paracumprircontraeles a minhaira no deserto.
23Tambémlevantei a minhamãoparaeles no deserto, para os espalharentre os gentios, e os derramarpelasterras,24Porquenãoexecutaram os meusjuízos, e rejeitaram os meusestatutos, e profanaram os meussábados, e os seusolhosiamapós os ídolos de seuspais.
25Porissotambémlhesdeiestatutosquenãoerambons, juízospelosquaisnãohaviam de viver;26 E os contaminei em seusprópriosdons, nosquaisfaziampassarpelofogotudo o queabre a madre; paraassolá-losparaquesoubessemque eu sou o SENHOR.
27Portantofala à casa de Israel, ó filho do homem, e dize-lhe: Assimdiz o SenhorDEUS: Aindaaténisto me blasfemaramvossospais, e queprocederamtraiçoeiramentecontramim.
28Porque, havendo-os eu introduzido na terrasobre a qual eu levantara a minhamão, paralhadar, entãoolharamparatodo o outeiroalto, e paratoda a árvorefrondosa, e ofereceramali os seussacrifícios e apresentaramali a provocaçãodassuasofertas; puseramali os seuscheirossuaves, e aliderramaram as suaslibações.
31 E, quandoofereceis os vossosdons, e fazeispassar os vossosfilhospelofogo, não é certoqueestaiscontaminadoscomtodos os vossosídolos, atéestedia? E vós me consultaríeis, ó casa de Israel? Vivo eu, diz o SenhorDEUS, quevósnão me consultareis.
32 E o queveio à vossamente de modoalgumsucederá, quandodizeis: Seremoscomo os gentios, como as outrasfamílias da terra, servindo ao madeiro e à pedra.
35 E voslevarei ao desertodospovos; e aliface a faceentrarei em juízoconvosco;36Comoentrei em juízocomvossospais, no deserto da terra do Egito, assimentrarei em juízoconvosco, diz o SenhorDEUS.
38 E separareidentrevós os rebeldes, e os quetransgrediramcontramim; da terradassuasperegrinações os tirarei, mas à terra de Israelnãovoltarão; e sabereisque eu sou o SENHOR.
39Quanto a vós, ó casa de Israel, assimdiz o SenhorDEUS; Ide, sirvacada um os seusídolos, poisque a mimnão me quereisouvir; masnãoprofaneismais o meusantonomecom as vossasdádivas e com os vossosídolos.
40Porque no meusantomonte, no montealto de Israel, diz o SenhorDEUS, ali me servirátoda a casa de Israel, todaelanaquelaterra; ali me deleitareineles, e alirequererei as vossasofertasalçadas, e as primíciasdasvossasoblações, comtodas as vossascoisassantas;41Comcheirosuave me deleitarei em vós, quando eu vostirardentre os povos e voscongregardasterras em queandaisespalhados; e sereisantificado em vósperante os olhosdosgentios.
43 E alivoslembrareis de vossoscaminhos, e de todos os vossosatoscomquevoscontaminastes, e tereisnojo de vósmesmos, porcausa de todas as vossasmaldadesquetendescometido.
44 E sabereisque eu sou o SENHOR, quando eu procederparaconvoscoporamor do meunome; nãoconforme os vossosmauscaminhos, nemconforme os vossosatoscorruptos, ó casa de Israel, disse o SenhorDEUS.
45 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:46Filho do homem, dirige o teurostopara o caminho do sul, e derrama as tuaspalavrascontra o sul, e profetizacontra o bosque do campo do sul.
47 E dize ao bosque do sul: Ouve a palavra do SENHOR: Assimdiz o SenhorDEUS: Eisqueacenderei em ti um fogoque em ti consumirátoda a árvoreverde e toda a árvoreseca; não se apagará a chamaflamejante, antescomela se queimarãotodos os rostos, desde o sulaté ao norte.
Nenhum comentário ainda.