1Então um homembriguento, chamadoSeba, filho de Bicri, da tribo de Benjamim, tocou a trombeta e gritou: “Quetemosnós a vercom o reiDavi? Nãotemosherançacom o filho de Jessé! Venham, homens de Israel; vamosemboradaqui!”
3QuandoDavichegou ao palácio em Jerusalém, o reiordenouque as suasdezconcubinasquehaviamficadoaliparacuidar da casafossemseparadasnumacasa. Ele as sustentou, porémnãotevemaisrelaçõescomelas. Assimpermaneceram no paláciocomo se fossemviúvas, até o fim da vida.
6EntãoDavidisse a Abisai: “AgoraSeba, filho de Bicri, vaiperturbar-me e prejudicarnosmais do queAbsalão. Porisso, leve a minhaguardapessoal e persiga-o, antesqueeleentre em algumacidadefortificada, ondenãopossamosalcançá-lo”.
8 Ao chegarem à pedragrande, em Gibeom, encontraram-se face a facecomAmasa. Joabeusavaseuuniforme e trazia um punhal no cinto. Ao se defrontarcomAmasa, a espadacaiu da bainha.
10Amasanãopercebeu a espada na mãoesquerdadele, e Joabe o feriu na altura do estômago a ponto de Os intestinoscaírem no chão. Nãofoiprecisoferi-lo duasvezespoisAmasamorreualimesmo. Joabe e seuirmãoAbisaideixaram o corpo de Amasanaquelemesmolugar e saíramparaperseguirSeba, filho de Bicri.
12 Os homens de Amasanãotinhamcoragem de deixar o corpodeleali no caminho, no meio de umapoça de sangue; os quechegavamparavamparaver. Então os homens de Joabearrastaram o corpo de Amasapara o campo e ali o deixaramcobertocomumamanta.
15Quando os soldados de Joabechegaram, cercaram a cidade de Abel-Bete-Maaca e, levantando ao lado do muroumarampa de pedras, do altodelatentavamderrubar o muro.
17Quandoele se aproximou, a mulherperguntou: “Você é Joabe?” “Sim, souJoabe”, respondeuele. Elacontinuou: “Ouça o que a suaservatem a lhedizer”. “Estououvindo”, disseele.
18 E a mulhercontinuou: “Há umafraseque se tornouconhecida: ‘Se tiveralgumproblemapararesolver, busqueconselho na cidade de Abel’, e eraassimqueresolviam os problemas.
19Vocêestáprocurandodestruirumacidadeantiga, ondesempredominaram o amor e a paz; além do mais, umacidadequesemprefoileal a Israel. Comopodevocê, então, destruir o quepertence ao SENHOR?”
21Tudo o quequeremos é um homemchamadoSeba, filho de Bicri, dascolinas de Efraim, que se rebeloucontra o reiDavi. Se você me entregaressehomem, deixaremos a cidade em paz”. “Muitobem”, respondeu a mulher. “Prometoquejogaremos a cabeçadessehomemparavocê do alto do muro”.
22Então a mulherprocurou o povo e, sábiacomoera, foiatendida no seuconselho. Cortaram, pois, a cabeça de Seba, filho de Bicri e a atiraramparaJoabe. Diantedisso, Joabefeztocar a trombeta, reuniuseussoldados e cada um voltoupara a suacasa. E Joabevoltoupara o rei, em Jerusalém.
Nenhum comentário ainda.