1Ora, sucedeuachar-se ali um homem de Belial, cujonomeeraSebá, filho de Bicri, homem de Benjamim, o qualtocou a buzina, e disse: Nãotemosparte em Davi, nemherança no filho de Jessé; cada um à suatenda, ó Israel!
2Entãotodos os homens de Israel se separaram de Davi, e seguiram a Sebá, filho de Bicri; porém os homens de Judáseguiram ao seureidesde o JordãoatéJerusalém.
3QuandoDavichegou à suacasa em Jerusalém, tomou as dezconcubinasquedeixaraparaguardarem a casa, e as pôsnumacasa, sobguarda, e as sustentava; porémnãoentrou a elas. Assimestiveramencerradasaté o dia da suamorte, vivendocomoviúvas.
6EntãodisseDavi a Abisai: MaismalagoranosfaráSebá, filho de Bicri, do queAbsalão; toma, pois, tu os servos de teusenhor, e persegue-o, paraqueeleporventuranãoachepara si cidadesfortificadas, e nosescape à nossavista.
7Entãosaíramatrásdele os homens de Joabe, e os quereteus, e os peleteus, e todos os valentes; saíram de Jerusalémparaperseguirem a Sebá, filho de Bicri.
8Quandochegaram à pedragrandequeestájunto a Gibeão, Amasalhesveio ao encontro. EstavaJoabecingido do seutraje de guerraquevestira, e sobreele um cintocom a espadapresaaosseuslombos, na suabainha; e, adiantando-se ele, a espadacaiu da bainha.
10Amasa, porém, nãoreparou na espadaqueestá na mão de Joabe; de sortequeeste o feriucomela no ventre, derramando-lheporterra as entranhas, semferi-lo segundavez; e elemorreu. EntãoJoabe e Abisai, seuirmão, perseguiram a Sebá, filho de Bicri.
12 E Amasa se revolvia no seusangue no meio do caminho. E aquelehomem, vendoquetodo o povoparava, removeuAmasa do caminhopara o campo, e lançousobreele um manto, porqueviuquetodoaquelequechegava ao pé deleparava.
15Vieram, pois, e cercaram a Sebá em Abel de Bete-Maacá; e levantaramcontra a cidade um montão, que se elevoudefronte do muro; e todo o povoqueestavacomJoabebatia o muroparaderrubá-lo.
17Ele, pois, se chegoupertodela; e a mulherperguntou: Tu és Joabe? Respondeuele: Sou. Elalhedisse: Ouve as palavras de tuaserva. Disseele: Estououvindo.
21 A coisanão é assim; porém um só homem da regiãomontanhosa de Efraim, cujonome é Sebá, filho de Bicri, levantou a mãocontra o rei, contraDavi; entregai-me só este, e retirar-me-ei da cidade. E disse a mulher a Joabe: Eisque te serálançada a suacabeçapelomuro.
22 A mulher, na suasabedoria, foitercomtodo o povo; e cortaram a cabeça de Sebá, filho de Bicri, e a lançaram a Joabe. Este, pois, tocou a buzina, e eles se retiraram da cidade, cada um parasuatenda. E Joabevoltou a Jerusalém, ao rei.
23Ora, Joabeestavasobretodo o exército de Israel; e Benaías, filho de Jeoiada, sobre os quereteus e os peleteus;24 e Adorãosobre a gente de trabalhosforçados; Jeosafá, filho de Ailude, eracronista;25Sevaeraescrivão; Zadoque e Abiatar, sacerdotes;26 e Ira, o jairita, era o oficial-mor de Davi.
Nenhum comentário ainda.