5Josafá se colocou em pé no meio da congregação de Judá e de Jerusalém, no pátionovo do templo do SENHOR,6 e fezestaoração: “Ó SENHOR, Deus de nossospais, o únicoDeusqueestánoscéus, aquelequegovernatodos os reinos da terra. Força e poderestão em suasmãos. Quempoderesistir ao Senhor?
7 Ó nossoDeus, porventura o Senhornãoexpulsou os habitantesquemoravamnestaterra, diante de Israel, o seupovo, e nãofoi o Senhorquedeuestaterraparasempreaosfilhos de seuamigoAbraão?
8 O seupovopassou a moraraqui e construiuestesantuário em honra ao seunome, dizendo:9 ‘Se enfrentarmosalgumacalamidadecomoguerra, doença ou fome, nósnoscolocaremosaquidiantedestetemplo, onde o Senhormora, e clamaremos ao Senhorparasalvar-nos em nossaangústia, e o Senhornosouvirá e nossalvará’.
10 “Agora, pois, vejaqueestãoaqui os exércitos de Amom, de Moabe e de Edom. O SenhornãopermitiuquenossospaisinvadissemaquelasnaçõesquandoIsraelsaiu do Egito, porisso os israelitas se desviaramdeles e não os destruíram.
14Então o Espírito do SENHORveio no meio da assembleia, sobreJaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia e bisneto de Jeiel, trineto de Matanias, levita, queeradescendente de Asafe.
15Eledisse: “Escutem-me, todosvocês, povo de Judá e de Jerusalém, e também o reiJosafá! Assimdiz o SENHOR: ‘Nãotenhammedo! Nãofiquemdesanimadosporcausadesteexércitopoderoso! Pois a batalhanão é de vocês, mas de Deus!
17Masvocêsnãoterão de lutar! Fiquem em posição de combate, fiquemfirmes e vejam a incríveloperação de salvamentoque o SENHORrealizaráporvocês, ó povo de Judá e de Jerusalém! Nãotenhammedonemfiquemdesanimados! Vãoenfrentá-losamanhã, pois o SENHORestácomvocês!’ ”.
19Depois os levitasdescendentes da família de Coate e da família de Corélevantaram-se paralouvar o SENHOR, o Deus de Israel, comhinos de louvor em altosom.
20Bemcedo, na manhãseguinte, o exército de Judásaiupara o deserto de Tecoa. No caminho, Josafáparou e chamou a atençãodeles. “Escutem-me, ó povo de Judá e de Jerusalém”, disseele. “Creiam no SENHOR, o seuDeus, e vocêsterãosucesso! Creiamnosprofetas do SENHOR, e tudosairábem!”
21Depois de consultar os chefes do povo, Josafánomeou um coroparacantarem ao SENHOR e o louvarempeloesplendor da suasantidade, marchando à frente do exército. Elescantavamassim: “Louvem o SENHOR, pois o seuamorduraparasempre”.
22 E no momento em quecomeçaram a cantar e a louvar, o SENHORfezque os exércitos de Amom, de Moabe e de EdomqueestavaminvadindoJudácomeçassem a lutarentre si, e eles se destruírammutuamente!
23Pois os amonitas e os moabitas se revoltaramcontra os seusaliados de Edomparadestruí-los. E quandoacabaramcom os homens de Edom, começaram a destruir-se mutuamente!
24Assim, quando os homens de Judáchegaram a um localalto de onde se avista o deserto, atéondeelespodiamver, o chãoestavacoberto de corposmortos; nãoescapounem um só dossoldadosinimigos.
25Então o reiJosafá e seupovosaíramparatirardossoldadosmortostudo o quepodiam, e voltaramcarregados de armas, animais de carga, roupas e objetos de valor. Eratantacoisaqueelesgastaramtrêsdiassaqueando, maseramais do queeramcapazes de levar!
32Elefoi um bomrei, como o seupaiAsa, e procurouseguir o SENHOR,33excetopelofato de nãoterdestruído os altaresidólatrascolocadosnosmontes, e o povoaindanãohaviadecididoseguir de coração o Deus de seusantepassados.
34 Os demaisacontecimentos do reino de Josafá, do início ao fim, estãoescritos na história de Jeú, filho de Hanani, e foramincluídos no Livro da HistóriadosReis de Israel.
37EntãoEliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizoucontraJosafá e lhedisse: “Já quevocêfezessetratadocom o reiAcazias, o SENHORdestruirá o quevocêconstruiu”. Assim, os navios se quebraram e naufragaram e nuncachegaram a Társis.
Nenhum comentário ainda.