2EntãovieramalgunsqueavisaramJosafá, dizendo: — UmagrandemultidãoestávindocontraJudá, do outrolado do marMorto, da Síria. Eisqueeles já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
5Josafápôs-se em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátionovo,6 e disse: — Ó SENHOR, Deus de nossospais, não és tu Deusnoscéus? Não és tu quedominassobretodos os reinosdospovos? Na tuamãoestá a força e o poder, e não há quem te possaresistir.
8Elestêmmoradonela e nelaedificaram um santuário ao teunome, dizendo:9 “Se algummalnossobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nósnosapresentaremosdiantedestetemplo e diante de ti, pois o teunomeestánestetemplo; e clamaremos a ti na nossaangústia, tu nosouvirás e livrarás.”
10 E agoraeisque os filhos de Amom e de Moabe e os do monteSeir, cujasterrasnãopermitiste a Israelinvadir, quandovinham da terra do Egito, masdeles se desviaram e não os destruíram,11eisqueelesestãonosrecompensandoassim: estãovindoparanosexpulsar da tuapropriedade, quenosdeste em herança.
12 Ó nossoDeus, acasonãoexecutarás o teujuízocontraeles? Porque em nósnão há forçapararesistirmos a essagrandemultidãoquevemcontranós. Nãosabemos o quefazer, mas os nossosolhosestãopostos em ti.
14Então, no meio da congregação, o Espírito do SENHORveiosobreJaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dosfilhos de Asafe.
15Jaazieldisse: — Escutemcomatenção, todo o Judá, moradores de Jerusalém e reiJosafá! Assimdiz o SENHOR: “Nãotenhammedonem se assustemporcausadestagrandemultidão, poisestabatalhanão é de vocês, mas de Deus.
17Nesteencontro, vocêsnãoprecisarãolutar. Tomemposição, fiquemparados e vejam a salvaçãoque o SENHORlhesdará, ó Judá e Jerusalém. Nãotenhammedonem se assustem. Amanhã, saiam ao encontrodeles, porque o SENHORestácomvocês.”
20 Na manhãseguinte, levantaramcedo e forampara o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá se pôs em pé e disse: — Escutem, povo de Judá e moradores de Jerusalém! Creiam no SENHOR, seuDeus, e vocêsestarãoseguros; creiamnosprofetas do SENHOR e vocêsserãobem-sucedidos.
21Depois de se aconselharcom o povo, Josafádesignou os quedeveriamcantar ao SENHOR. Vestidos de ornamentossagrados e marchando à frente do exército, deveriamlouvar a Deus, dizendo: “Deemgraças ao SENHOR, porque a suamisericórdiaduraparasempre.”
22 No momento em queelescomeçaram a cantar e a darlouvores, o SENHORpôsemboscadascontra os filhos de Amom e de Moabe e os do monteSeirquevieramcontraJudá, e foramderrotados.
23Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaramcontra os moradores do monteSeir, para os destruir e exterminar. E, quandoelestinhamacabadocom os moradores de Seir, atacaram e destruíram-se unsaosoutros.
24Quando os homens de Judáchegaram a um lugaralto de onde se podeolharpara o deserto, procuraramver a multidão, e eisquesomenteavistaramcadáveresestendidos no chão; nãohavianenhumsobrevivente.
25Josafá e o seupovoforamsaquear os despojos e acharamentre os cadáveresriquezas em abundância e objetospreciosos. Pegarampara si mais do quepodiamlevar e gastaramtrêsdiasparasaquear o despojo, de tantoquehavia.
27Entãotodos os homens de Judá e de Jerusalémvoltaram, comJosafá à frentedeles. VoltaramparaJerusalémcomalegria, porque o SENHORlhestinhadadoumagrandealegriacom a vitóriasobre os seusinimigos.
31JosafáreinousobreJudá. Eletinhatrinta e cincoanos de idadequandocomeçou a reinar e reinouvinte e cincoanos em Jerusalém. A mãedele se chamavaAzuba e erafilha de Sili.
34Quantoaosdemaisatos de Josafá, tanto os primeiroscomo os últimos, estátudoescritonasCrônicas de Jeú, filho de Hanani, que as inseriu na HistóriadosReis de Israel.
37EntãoEliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizoucontraJosafá, dizendo: — Porquevocê se alioucomAcazias, o SENHORdestruirá o quevocêconstruiu. E os navios se quebraram e nãopuderam ir a Társis.
Nenhum comentário ainda.