5Josafáficou em pé na comunidade de Judá e de Jerusalém, no templo do SENHOR, diante do pátionovo,6 e disse: Ó SENHOR, Deus de nossospais, não és tu o Deusqueestánoscéus? Não és tu quegovernassobretodos os reinosdasnações? Na tuamão há poder e força, e não há quem te possaresistir.
8 E habitaramnela, e construíramnela um santuário ao teunome, dizendo:9 Se algummalnossobrevier, sejaespada, juízo, praga ou fome, nósnosapresentaremosdiantedestetemplo e diante de ti, poisteunomeestánestetemplo, e clamaremos a ti em nossaaflição, e tu nosouvirás e livrarás.
10Agora, eis os homens de Amom, de Moabe e do monteSeir, em cujoterritórionãopermitisteque os israelitaspassassemquandovinham da terra do Egito, fazendocomque se desviassemdeles e não os destruíssem.
12 Ó nossoDeus, tu não os julgarás? Porquenósnãotemosforçapararesistir a essagrandemultidãoquenosataca, nemsabemos o quefazer; porém os nossosolhosestãovoltados a ti.
14Então o Espírito do SENHORveio no meio da comunidadesobreJaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, o levita, descendente de Asafe,15 e disse: Daiouvidos, todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó reiJosafá. Assimdiz o SENHOR: Nãotemais, nemvosassusteisporcausadessagrandemultidão, porque a lutanão é vossa, mas de Deus.
17Nãotereisquelutarnestabatalha; tomaiposição, ficaiparados e vede o livramentoque o SENHORvosconcederá, ó Judá e Jerusalém. Nãotemais, nemvosassusteis. Saíamanhãparaencontrá-los, porque o SENHORestáconvosco.
20 De manhãcedo, eles se levantaram e saírampara o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafáficou em pé e disse: Ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém, ouvi-me. Crede no SENHOR, vossoDeus, e estareisseguros; credenosseusprofetas, e sereisbem-sucedidos.
21Depois de consultar o povo, designoucantorespara o SENHOR, quesaíssem na frente do exército, vestidos de trajessagrados, louvando e cantando: Daigraças ao SENHOR, porque o seuamorduraparasempre.
22Quandocomeçaram a cantar e a darlouvores, o SENHORpôsemboscadascontra os homens de Amom, de Moabe e do monteSeir, quetinhamvindocontraJudá, e elesforamderrotados.
23 Os homens de Amom e de Moabeatacaram os moradores do monteSeir, para os destruir e exterminar. Depois de teremexterminado os moradores do monteSeir, ajudaram a destruir-se unsaosoutros.
24Quando os homens de Judáchegaram ao posto de vigilância do deserto, procuraram a multidãomas só viramcadáveresamontoados no chão. Ninguémhaviaescapado.
25QuandoJosafá e suastropasvieramsaquear os seusdespojos, acharamentreelesmuitogado, objetos de valor e roupas, assimcomojoiaspreciosas, e tomaramtantosbensquenãopodiamlevarmais; saquearam o despojoportrêsdias, porqueeramuito.
27Então, voltandodali, todos os homens de Judá e de Jerusalém, comJosafá à frentedeles, retornaram a Jerusalémcomalegria, porque o SENHOR os tinhafeitotriunfarsobre os seusinimigos.
31JosafáreinousobreJudá. Eletinhatrinta e cincoanosquandocomeçou a reinar, e reinouvinte e cincoanos em Jerusalém. Suamãe se chamavaAzuba, filha de Sili.
34 Os demaisatos de Josafá, desde os primeirosaté os últimos, estãoescritosnascrônicas de Jeú, filho de Hanani, queestãoinseridas no livrodosreis de Israel.
37EntãoEliézer, filho de Dodava, de Maressa, profetizoucontraJosafá, dizendo: O SENHORdestruiu as tuasobrasporque te aliaste a Acazias. E os navios se despedaçaram e nãopuderam ir a Társis.
Nenhum comentário ainda.