2Então, vieramalgunsquederamaviso a Josafá, dizendo: Vemcontra ti umagrandemultidãodalém do mar e da Síria; e eisque já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
6 E disse: Ah! SENHOR, Deus de nossospais, porventura, não és tu Deusnoscéus? Pois tu és dominadorsobretodos os reinosdasgentes, e na tuamão há força e poder, e não há quem te possaresistir.
7Porventura, ó Deusnosso, nãolançaste tu fora os moradoresdestaterra, de diante do teupovo de Israel, e não a deste à semente de Abraão, teuamigo, parasempre?
8 E habitaramnela e edificaramnela um santuário ao teunome, dizendo:9 Se algummalnossobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nósnosapresentaremosdiantedestacasa e diante de ti; poisteunomeestánestacasa; e clamaremos a ti na nossaangústia, e tu nosouvirás e livrarás.
10Agora, pois, eisque os filhos de Amom e de Moabe e os dasmontanhas de Seir, pelosquaisnãopermitistequepassasseIsrael, quandovinham da terra do Egito, masdeles se desviaram e não o destruíram,11eisquenosdão o pago, vindoparalançar-nosfora da herançaquenosfizesteherdar.
12 Ah! Deusnosso, porventura, não os julgarás? Porque em nósnão há forçaperanteestagrandemultidãoquevemcontranós, e nãosabemosnós o quefaremos; porém os nossosolhosestãopostos em ti.
14Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobreJaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dosfilhos de Asafe,15 e Jaazieldisse: Daiouvidostodo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó reiJosafá. Assim o SENHORvosdiz: Nãotemais, nemvosassusteisporcausadestagrandemultidão, pois a pelejanão é vossa, senão de Deus.
17Nestapeleja, nãotereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHORparaconvosco, ó Judá e Jerusalém; nãotemais, nemvosassusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHORseráconvosco.
20 E, pelamanhãcedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindoeles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR, vossoDeus, e estareisseguros; credenosseusprofetas e prosperareis.
21 E aconselhou-se com o povo e ordenoucantorespara o SENHOR, quelouvassem a majestadesanta, saindodiantedosarmados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a suabenignidadeduraparasempre.
22 E, ao tempo em quecomeçaramcomjúbilo e louvor, o SENHORpôsemboscadascontra os filhos de Amom e de Moabe e os dasmontanhas de Seir, quevieramcontraJudá e foramdesbaratados.
23Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaramcontra os moradoresdasmontanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabandoelescom os moradores de Seir, ajudaramunsaosoutros a destruir-se.
25 E vieramJosafá e o seupovoparasaquear os despojos e acharamnelesfazenda e cadáveres em abundância, comotambémobjetospreciosos; e tomarampara si tanto, quenãopodiamlevarmais; trêsdiassaquearam o despojo, porqueeramuito.
27Então, voltaramtodos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frentedeles, parairem a Jerusalémcomalegria, porque o SENHOR os alegraraacercadosseusinimigos.
31 E JosafáreinousobreJudá; era da idade de trinta e cincoanosquandocomeçou a reinar e vinte e cincoanosreinou em Jerusalém; e era o nome de suamãeAzuba, filha de Sili.
34Ora, o restodosatos de Josafá, tanto os primeiroscomo os últimos, eisqueestáescritonasnotas de Jeú, filho de Hanani, que as inseriu no livro da históriadosreis de Israel.
37PorémEliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizoucontraJosafá, dizendo: Vistoque te aliastecomAcazias, o SENHORdespedaçou as tuasobras. E os navios se quebraram e nãopuderam ir a Társis.
Nenhum comentário ainda.