2Então, vieramalgunsqueavisaram a Josafá, dizendo: Grandemultidãovemcontra ti dalém do mar e da Síria; eisque já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
5Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátionovo,6 e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossospais, porventura, não és tu Deusnoscéus? Não és tu quedominassobretodos os reinosdospovos? Na tuamão, está a força e o poder, e não há quem te possaresistir.
7Porventura, ó nossoDeus, nãolançastefora os moradoresdestaterra de diante do teupovo de Israel e não a desteparasempre à posteridade de Abraão, teuamigo?
8Habitaramnela e nelaedificaram um santuário ao teunome, dizendo:9 Se algummalnossobrevier, espadaporcastigo, peste ou fome, nósnosapresentaremosdiantedestacasa e diante de ti, pois o teunomeestánestacasa; e clamaremos a ti na nossaangústia, e tu nosouvirás e livrarás.
10Agora, pois, eisque os filhos de Amom e de Moabe e os do monteSeir, cujasterrasnãopermitiste a Israelinvadir, quandovinham da terra do Egito, masdeles se desviaram e não os destruíram,11eisquenosdão o pago, vindoparalançar-nosfora da tuapossessão, quenosdeste em herança.
12 Ah! NossoDeus, acaso, nãoexecutarás tu o teujulgamentocontraeles? Porque em nósnão há forçapararesistirmos a essagrandemultidãoquevemcontranós, e nãosabemosnós o quefazer; porém os nossosolhosestãopostos em ti.
14Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobreJaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dosfilhos de Asafe,15 e disse: Daiouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó reiJosafá, ao quevosdiz o SENHOR. Nãotemais, nemvosassusteisporcausadestagrandemultidão, pois a pelejanão é vossa, mas de Deus.
17Nesteencontro, nãotereis de pelejar; tomaiposição, ficaiparados e vede o salvamentoque o SENHORvosdará, ó Judá e Jerusalém. Nãotemais, nemvosassusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.
20Pelamanhãcedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saíremeles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vossoDeus, e estareisseguros; credenosseusprofetas e prosperareis.
21Aconselhou-se com o povo e ordenoucantorespara o SENHOR, que, vestidos de ornamentossagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendeigraças ao SENHOR, porque a suamisericórdiaduraparasempre.
22Tendoelescomeçado a cantar e a darlouvores, pôs o SENHORemboscadascontra os filhos de Amom e de Moabe e os do monteSeirquevieramcontraJudá, e foramdesbaratados.
23Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaramcontra os moradores do monteSeir, para os destruir e exterminar; e, tendoelesdadocabodosmoradores de Seir, ajudaramunsaosoutros a destruir-se.
25VieramJosafá e o seupovoparasaquear os despojos e acharamentre os cadáveresriquezas em abundância e objetospreciosos; tomarampara si mais do quepodiamlevar e trêsdiassaquearam o despojo, porqueeramuito.
27Então, voltaramtodos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frentedeles, e tornaramparaJerusalémcomalegria, porque o SENHOR os alegraracom a vitóriasobreseusinimigos.
34Quantoaosmaisatos de Josafá, tanto os primeiroscomo os últimos, eisqueestãoescritosnasCrônicasregistradasporJeú, filho de Hanani, que as inseriu na HistóriadosReis de Israel.
37PorémEliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizoucontraJosafá, dizendo: Porquanto te aliastecomAcazias, o SENHORdestruiu as tuasobras. E os navios se quebraram e nãopuderam ir a Társis.
Nenhum comentário ainda.