2Entãovieramalgunsqueavisaram a Jeosafá, dizendo: Vemcontra ti umagrandemultidãodalém do mar e da Síria; e eisque já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
6 E disse: Ah! SENHORDeus de nossospais, porventuranão és tu Deusnoscéus? Não és tu quedominassobretodos os reinosdasnações? Na tuamão há força e potência, e não há quem te possaresistir.
7Porventura, ó nossoDeus, nãolançastefora os moradoresdestaterra de diante do teupovoIsrael, e não a desteparasempre à descendência de Abraão, teuamigo?
8 E habitaramnela e edificaram-te nela um santuário ao teunome, dizendo:9 Se algummalnossobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nósnosapresentaremosdiantedestacasa e diante de ti, poisteunomeestánestacasa, e clamaremos a ti na nossaangústia, e tu nosouvirás e livrarás.
10Agora, pois, eisque os filhos de Amom, e de Moabe e os dasmontanhas de Seir, pelosquaisnãopermitistepassar a Israel, quandovinham da terra do Egito, masdeles se desviaram e não os destruíram,11Eisquenosdão o pago, vindoparalançar-nosfora da tuaherança, quenosfizesteherdar.
12 Ah! nossoDeus, porventuranão os julgarás? Porque em nósnão há forçaperanteestagrandemultidãoquevemcontranós, e nãosabemos o quefaremos; porém os nossosolhosestãopostos em ti.
14Entãoveio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobreJaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dosfilhos de Asafe,15 E disse: Daiouvidostodo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó reiJeosafá; assim o SENHORvosdiz: Nãotemais, nemvosassusteisporcausadestagrandemultidão; pois a pelejanão é vossa, mas de Deus.
17Nestabatalhanãotereisquepelejar; postai-vos, ficaiparados, e vede a salvação do SENHORparaconvosco, ó Judá e Jerusalém. Nãotemais, nemvosassusteis; amanhãsaí-lhes ao encontro, porque o SENHORseráconvosco.
20 E pelamanhãcedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafápôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHORvossoDeus, e estareisseguros; credenosseusprofetas, e prosperareis;21 E aconselhou-se com o povo, e ordenoucantorespara o SENHOR, quelouvassem à Majestadesanta, saindodiantedosarmados, e dizendo: Louvai ao SENHORporque a suabenignidadeduraparasempre.
22 E, quandocomeçaram a cantar e a darlouvores, o SENHORpôsemboscadascontra os filhos de Amom e de Moabe e os dasmontanhas de Seir, quevieramcontraJudá, e foramdesbaratados.
23Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaramcontra os moradoresdasmontanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabandoelescom os moradores de Seir, ajudaramunsaosoutros a destruir-se.
25 E vieramJeosafá e o seupovoparasaquear os seusdespojos, e acharamentreelesriquezas e cadáveres em abundância, assimcomoobjetospreciosos; e tomarampara si tanto, quenãopodiamlevar; e trêsdiassaquearam o despojo, porqueeramuito.
27Entãovoltaramtodos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frentedeles, e tornaram a Jerusalémcomalegria; porque o SENHOR os alegrarasobre os seusinimigos.
31 E JeosafáreinousobreJudá; era da idade de trinta e cincoanosquandocomeçou a reinar e vinte e cincoanosreinou em Jerusalém; e o nome de suamãeeraAzuba, filha de Sili.
34Ora, o restantedosatos de Jeosafá, assim, desde os primeirosaté os últimos, eisqueestáescritonasnotas de Jeú, filho de Hanani, que as inseriu no livrodosreis de Israel.
37PorémEliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizoucontraJeosafá, dizendo: Porquanto te aliastecomAcazias, o SENHORdespedaçou as tuasobras. E os navios se quebraram, e nãopuderam ir a Társis.
Nenhum comentário ainda.