1EntãoDavifugiu da casadosprofetas, em Ramá, foiaté o lugarondeJônatasestava e lheperguntou: — O quefoique eu fiz? Qual é a minhaculpa? E qual é o meupecadodiante de seupai, queprocuratirar-me a vida?
2Jônatasrespondeu: — Nadadisso! Vocênãoserámorto. Meupainãofazcoisanenhuma, nemgrandenempequena, semprimeiro me dizer. Porque, então, meupaiesconderiaisso de mim? Não há nadadisso.
3EntãoDavirespondeuenfaticamente: — Seupaisabemuitobemqueencontreifavordiante de você. Assim, eleresolveuquevocênãodeveficarsabendodisso, paranão se entristecer. Mastãocertocomovive o SENHOR, e comovocêvive, Jônatas, há apenas um passoentremim e a morte.
5Davidisse a Jônatas: — Amanhã é a Festa da LuaNova, em quesemfaltadeveriaassentar-me com o reiparacomer. Masdeixeque eu vá embora, para me esconder no campo, até a tarde do terceirodia.
6 Se o seupainotar a minhaausência, diga o seguinte: “Davi me pediumuitoque o deixasse ir a todapressa a Belém, suacidade, porque lá seráoferecido o sacrifícioanualparatoda a família.”
8Use, pois, de misericórdiaparacomesteseuservo, porquevocê me fezentrar em aliança no SENHORcomvocê. Mas, se souculpado, mate-me vocêmesmo. Porquevocê me levaria ao seupai?
12Jônatasdisse a Davi: — O SENHOR, Deus de Israel, sejatestemunha. Amanhã ou depois de amanhã, a estashorassondareimeupai. Se houveralgofavorável a Davi, eu lhemandareidizer.
13Mas, se meupaiquiserfazermal a você, que o SENHORfaçacomJônatas o quebemquiser, se eu não o avisardisso e não o deixar ir embora, paraquevocêsiga em paz. E que o SENHORestejacomvocê, comotemestadocom o meupai.
21Eisquemandarei o moço e lhedirei: “Vá, procure as flechas.” Se eu disser ao moço: “Olhe, as flechasestãopara cá de você; traga-as”, entãovenha, Davi, porque, tãocertocomovive o SENHOR, vocêterápaz, e nada há quetemer.
25 O reisentou-se na suacadeira, segundo o costume, no lugarjunto à parede. Jônatasficou na frentedele, e Abnersentou-se ao lado de Saul. Mas o lugar de Daviestavadesocupado.
27 No diaseguinte, o segundodia da Festa da LuaNova, o lugar de Davicontinuavadesocupado. EntãoSaulperguntou a Jônatas, seufilho: — Porque o filho de Jessénãoveiocomer, nemontemnemhoje?
29Ele me disse: “Peçoquevocê me deixe ir, porque a nossafamíliatem um sacrifício na cidade, e um de meusirmãosinsistecomigoparaque eu vá. Portanto, se encontreifavoraosseusolhos, peçoque me deixepartir, paraque eu veja os meusirmãos.” Porisso, nãoveio à mesa do rei.
30EntãoSaulficouiradocomJônatas e lhedisse: — Seufilho de mulhervadia e rebelde! Vocêachaque eu nãoseiquevocêelegeu o filho de Jessé, paravergonhasua e paravergonha de suamãe?
34Porisso, Jônatas, commuitaraiva, se levantou da mesa e, nestesegundodia da Festa da LuaNova, nãocomeupão, poisficoumuitosentidoporcausa de Davi, a quemseupaihaviainsultado.
41Quando o rapazfoiembora, Davi se levantou do lado do monte de pedras e se prostroucom o rosto em terratrêsvezes. E beijaram um ao outro e choraramjuntos; Davi, porém, muitomais.
42EntãoJônatasdisse a Davi: — Vá em paz, porqueambosjuramos em nome do SENHOR, dizendo: “O SENHORsejaparasempretestemunhaentremim e você e entre a minhadescendência e a suadescendência.”
Nenhum comentário ainda.