1 E Davifugiu de Naiote, em Ramá, e veio, e dissediante de Jônatas: O que eu fiz? Qual é a minhainiquidade? E qual é o meupecadodiante do teupaiparaqueelebusque a minhavida?
2 E elelhedisse: Deus o livre, tu nãomorrerás; eisque o meupainãofaráqualquercoisagrande ou pequena, masistoele me mostrará; e porque o meupaiesconderiaestacoisa de mim? Não é assim.
3 E Davitambémjurou e disse: O teupaicertamentesabequeencontreigraça em teusolhos; e eledisse: QueJônatasnãosaibadisso, paraquenãoestejaaflito; mas, verdadeiramente, comovive o Senhor, e comovive a tuaalma, não há nadaalém de um passoentremim e a morte.
5 E Davidisse a Jônatas: Eisqueamanhã é luanova, e eu nãodevofalhar em me assentarcom o reidiante da carne; masdeixa- me ir, paraque eu possa me esconder no campoaté o anoitecer do terceirodia.
6 Se o teupaisentirmesmo a minhafalta, entãodiz: Davimuitoseriamente me pediuparasairparaquepudessecorreratéBelém, suacidade; pois há lá um sacrifícioanualparatoda a família.
8Portanto, trataráscombondade o teuservo; poistrouxeste o teuservo a um pacto do Senhorcontigo; nãoobstante, se em mimhouveriniquidade, mata-me tu mesmo; afinalporquedeverias tu me levar ao teupai?
12 E Jônatasdisse a Davi: Ó SenhorDeus de Israel, quando eu tiversondado o meupai a esterespeito, amanhã, a qualquerhora, ou no terceirodia, e eisque se houverbemparacomDavi, e eu não to enviar, e to mostrar;13que o Senhorassim o faça e muitomais a Jônatas; mas se aprouver ao meupaifazer- te o mal, então eu to mostrarei, e te mandareiembora, paraquepossas ir em paz; e o Senhorestejacontigo, comotemestadocom o meupai.
14 E tu nãosomentedemonstrarás a bondade do Senhorenquanto eu aindaviver, paraque eu nãomorra;15comotambémnãocortarás a tuabondade da minhacasaparatodo o sempre; não, nemquando o Senhortivercortado os inimigos de Davi, cada um deles, da face da terra.
19 E quandotiverespermanecidoportrêsdias, entãodescerásrapidamente, e virás ao lugaronde te escondiasquando o negócioestava à mão, e permanecerásjunto à pedra de Ezel.
21 E eisque te enviarei um moço, dizendo: Vai e encontra as flechas. Se eu disserexpressamente ao moço: Eisque as flechasestãonesteteulado, apanha-as; depoisvem; pois há pazpara ti, e nenhumaferida; comovive o Senhor.
25 E o rei se assentousobre o seuassento, comonasoutrasvezes, sobre um assentojunto à parede; e Jônatas se levantou, e Abner se assentou ao lado de Saul, e o lugar de Daviestavavago.
27 E sucedeu, pelamanhã, o segundodia do mês, que o lugar de Daviestavavago; e Sauldisse a Jônatas, seufilho: Porquenãoveio o filho de Jessécomer, nemontem, nemhoje?
28 E Jônatasrespondeu a Saul: Davi me pediuseriamentepara ir a Belém;29 e eledisse: Deixa-me ir, rogo-te; pois a nossafamíliatem um sacrifício na cidade; e o meuirmão, ele me ordenou a ir para lá; e, agora, se tenhoachadofavoraosteusolhos, deixa-me partir, rogo-te, paraver os meusirmãos. Porissonãovemele à mesa do rei.
30Então, a ira de Saulacendeu-se contraJônatas, e elelhedisse: Tu, filho da mulherrebeldepervertida, nãosei eu queescolheste o filho de Jessépara a tuaprópriaconfusão, e para a confusão da nudez da tuamãe?
31Pois, enquantoviver o filho de Jessésobre o chão, tu nãoserásestabelecido, nem o teureino. Porisso, agora, mandaapanhá-lo paramim, poiselecertamentemorrerá.
41 E assimque o moço se foi, Davi se levantou de um lugar em direção ao sul, e caiusobre a suaface em terra, e se curvoutrêsvezes; e eles se beijaram, e choraramjuntos, atéDavi se exceder.
42 E Jônatasdisse a Davi: Vai em paz, porquantonósdoisjuramos em nome do Senhor, dizendo: O Senhorestejaentremim e ti, e entre a minhasemente e a tuasementeparasempre. E ele se levantou e partiu; e Jônatasentrou na cidade.
Nenhum comentário ainda.