1Ben-Hadade, rei da Síria, reuniutodo o seuexército e, juntocomtrinta e doisreisaliadoscomseuscarros de guerra e cavalos, cercaram a cidade de Samaria, capital de Israel.
2Eleenvioumensageiros à cidade, a Acabe, rei de Israel, quelhedisseram: “É isto o quedizBen-Hadade:3 ‘A suaprata e o seuourosãomeus; também o melhordassuasesposas e seusfilhos’ ”.
5 Os mensageirosvoltaramcomoutrorecado da parte do reiBen-Hadade: “Vocênãosomentedeve me darsuaprata, seuouro, suasesposas e seusfilhos,6masamanhãporestashorasvouenviarmeushomens, e elesvãoentrar no seupalácio e nascasas do seupovo, e vãotomartudo o quequiserem!”
7EntãoAcabereuniu os conselheiros de Israel e disse: “Vejam só o queestehomemestáfazendo. Eleestáquerendo a nossadesgraça, apesar de eu já terditoquepodelevarminhasesposas, meusfilhos, a prata e o ouro, conformeeleexigiu”.
9Entãoelerespondeuaosmensageiros de Ben-Hadade: “Digam ao rei, meusenhor: ‘O seuservodarátudo o que me pediu da primeiravez, masnãopermitireiqueseushomensentrem no palácio e nascasas do povo’ ”. E os mensageiroslevaram a resposta a Ben-Hadade.
10Então o rei da Síriamandouestamensagem a Acabe: “Que os deusesfaçam a mimmais do quevoufazer a você se eu nãotransformarSamaria em punhados de pó paracada um dosmeushomens!”
11 O rei de Israelreplicou: “Digam a ele: ‘O guerreiroqueestápreparadopara a batalhanãodeveria se orgulharcomo um guerreiroque já venceu a batalha!’ ”12Estaresposta de Acabechegou a Ben-Hadadequandoele e os outrosreisbebiam em suastendas, e eleordenouaosseusoficiais: “Preparem-se paraatacar a cidade”. E eles se colocaram em posição de combate na frente da cidade.
13Enquantoisso, um profetafoiaté o reiAcabe e lhedisse: “Assimdiz o SENHOR: ‘Estávendoesseexércitoinimigoenorme? Hojemesmovouentregá-lo nassuasmãos. Assim, finalmente, vocêsaberáque eu sou o SENHOR’.
14Acabeperguntou: “Masquemfaráisso?” E o profetarespondeu: “Assimdiz o SENHOR: ‘Os jovenssoldadosquevêmdasprovíncias o farão’ ”. “Devemosatacarprimeiro?”, perguntouAcabe. “Sim”, respondeu o profeta.
15Entãoeleconvocou os jovenssoldadosvindosdasprovíncias; eramduzentos e trinta e doishomens. Em seguidareuniu o restantedosisraelitas, um total de setemilhomens.
19 Os jovenssoldadosdasprovínciasmarcharamparafora da cidade, e o exército os seguia,20 e cada um matou o seuadversário; de repentetodo o exércitosíriofugiu de medo. Os soldadosisraelitasforamatrásdeles, masBen-Hadade e algunsoficiaisescaparam a cavalo.
23Issoporquedepois da derrota, os oficiais de Ben-Hadadedisseram a ele: “Os deusesdosisraelitassãodeusesdosmontes; porissoelesvenceram. Masnóspodemosvencê-los se o combatefornasplanícies.
25Formeoutroexércitoigual ao quevocêperdeu; consiga o mesmonúmero de cavalos, de carros e de homens. Vamoslutar de novocontraelesnasplanícies, e não há dúvida de que os derrotaremos”. E o reiBen-Hadadefezconformeelessugeriram.
27 Os israelitastambémforamconvocados, estabeleceramlinhas de abastecimento e saíramparaenfrentar os sírios. O exército de Israelpodiasercomparado a doispequenosrebanhos de cabras, em comparaçãocom as vastasforçasdossíriosquecobriamtodo o campo!
28Então o homem de Deusfoi ao rei de Israellevar a seguintemensagem: “Assimdiz o SENHOR: ‘Vistoque os síriospensamque o SENHOR é um Deusdosmontes e nãodasplanícies, eu vouajudarvocê a derrotarestevastoexército, e vocêficarásabendoque eu sou o SENHOR”.
29 Os doisexércitosacamparam um de frentepara o outrodurantesetedias, e no sétimodia a batalhacomeçou. Os israelitasmataramcemmilsoldadossírios no primeirodia.
30 O restantefugiupara a cidade de Afeque, mas o murocaiusobreeles e matououtrosvinte e setemil. Ben-Hadadetambémfugiupara a cidade e se escondeu no quartointerior de umadascasas.
31 Os oficiais de Ben-Hadadelhedisseram: “Senhor, temosouvidodizerque os reis de Israelsãomisericordiosos. Vamosaté o rei de Israelvestidoscomroupas de saco e colocarcordas ao redordosnossospescoços. Talvezeledeixevocêviver”.
32Entãoelesforam ao rei de Israel, vestidos de panos de saco e comcordas no pescoço e pediram a ele: “O seuservoBen-Hadadediz: ‘Peçoque me deixeviver!’ ” O reirespondeu: “Eleaindaestávivo? Ele é meuirmão!”
33 Os homensinterpretaramissocomo um sinal de esperança, e exclamaram: “Sim, o seuirmãoBen-Hadade!” “Vãobuscar o meuirmão”, o rei de Israeldisse a eles. E quandoBen-Hadadechegou, o rei o convidou a subir no seucarro!
34Ben-Hadadedisse a Acabe: “Voudevolver as cidadesquemeupaitomou do seupai, e vocêpodeestabelecerpostos de comércio em Damasco, comomeupaifez em Samaria”. Acaberespondeu: “Mediante um tratado, o deixarei ir”. EntãoAcabefez um tratadocomele e o deixou ir embora.
39Quando o rei ia passandoporali, o profetagritouparaele e disse: “Senhor, eu estava no campo de batalha, e um homem me trouxe um prisioneiro e disse: ‘Vigieestehomem; se eleescapar, vocêdevemorrer, ou então me pagarátrinta e cincoquilos de prata!’
40Masenquanto o seuservoestavaocupadofazendooutracoisa, o prisioneirodesapareceu!” “Bem, nessecaso a culpa é sua”, respondeu o rei de Israel. “Vocêterá de pagar”.
42 O profetafalou ao rei: “Assimdiz o SENHOR: ‘Já quevocêsoltou o homemque eu mandeiquemorresse, agoravocêdevemorrer no lugardele, e o seupovovaimorrer em lugar do povodele’ ”.
Nenhum comentário ainda.