1Ora, Bene-Hadade, rei da Síria, ajuntoutodo o seuexército; e haviacomeletrinta e doisreis, e cavalos e carros. Entãosubiu, cercou a Samária, e pelejoucontraela.
2 E enviou à cidademensageiros a Acabe, rei de Israel, a dizer-lhe: Assimdiz: Bene-Hadade:3 A tuaprata e o teuourosãomeus; e também, dastuasmulheres e dosteusfilhos, os melhoressãomeus.
5Tornaram a vir os mensageiros, e disseram: AssimfalaBene-Hadade, dizendo: Enviei-te, na verdade, mensageirosquedissessem: Tu me hás de entregar a tuaprata e o teuouro, as tuasmulheres e os teusfilhos;6todaviaamanhã a estashoras te enviarei os meusservos, os quaisesquadrinharão a tuacasa, e as casasdosteusservos; e há de serquetudo o que de preciosotiveres, elestomarãoconsigo e o levarão.
7Então o rei de Israelchamoutodos os anciãos da terra, e disse: Notaiagora, e vedecomoessehomemprocura o mal; poismandoupedir-me as minhasmulheres, os meusfilhos, a minhaprata e o meuouro, e não os neguei.
9Peloquedisseaosmensageiros de Bene-Hadade: Dizei ao rei, meusenhor: Tudo o que a princípiomandastepedir a teuservo, farei; porémistonãopossofazer. Voltaram os mensageiros, e lhelevaram a resposta.
10TornouBene-Hadade a enviar-lhemensageiros, e disse: Assim me façam os deuses, e outrotanto, se o pó de Samáriabastarparaencher as mãos de todo o povoque me segue.
12 E sucedeuque, ouvindoeleestapalavra, estando a bebercom os reisnastendas, disseaosseusservos: Ponde-vos em ordem. E eles se puseram em ordemcontra a cidade.
13 E eisque um profeta, chegando-se a Acabe, rei de Israel, lhedisse: Assimdiz o Senhor: Vistetodaestagrandemultidãoeisquehoje ta entregareinasmãos, e saberásque eu sou o Senhor.
15Entãocontou os moçosdoschefesdasprovíncias, e eramduzentos e trinta e dois; e depoisdelescontoutodo o povo, a saber, todos os filhos de Israel, e eramsetemil.
20 E elesmataramcada um o seuadversário. Então os síriosfugiram, e Israel os perseguiu; masBene-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, comalgunscavaleiros.
22Então o profetachegou-se ao rei de Israel e lhedisse: Vai, fortalece-te; atentabempara o quehás de fazer; porquedecorrido um ano, o rei da Síriasubirácontra ti.
23 Os servos do rei da Sírialhedisseram: Seusdeusessãodeusesdosmontes, porissoelesforammaisfortes do quenós; maspelejemoscomeles na planície, e porcertoprevaleceremoscontraeles.
24Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seulugar, e substitui-os porcapitães;25arregimentaoutroexército, igual ao exércitoqueperdeste, cavaloporcavalo, e carroporcarro; pelejemoscomeles na planicie, e porcertoprevaleceremoscontraeles. Eledeuouvidos ao quedisseram, e assimfez.
27Também os filhos de Israelforamarregimentados e, providos de víveres, marcharamcontraeles. E os filhos de Israelacamparam-se defrontedeles, comodoispequenosrebanhos de cabras; mas os síriosenchiam a terra.
28Nissochegou o homem de Deus, e disse ao rei de Israel: Assimdiz o Senhor: Porquanto os síriosdisseram: O Senhor é Deusdosmontes, e nãoDeusdosvales, entregareinastuasmãostodaestagrandemultidão, e saberásque eu sou o Senhor.
29Assim, pois, estiveramacampadossetedias, unsdefrontedosoutros. Ao sétimodia a pelejacomeçou, e num só dia os filhos de Israelmataramdossírioscemmilhomens da infantaria.
30 E os restantesfugiramparaAfeque, e entraram na cidade; e caiu o murosobrevinte e setemilhomensquerestavam. Bene-Hadade, porém, fugiu, e veio à cidade, onde se meteunumacâmarainterior.
31Disseram-lhe os seusservos: Eisquetemosouvidodizerque os reis da casa de Israelsãoreisclementes; ponhamos, pois, sacosaoslombos, e cordasaospescoços, e saiamos ao rei de Israel; podeserqueele te poupe a vida.
32Entãocingiramsacosaoslombos e cordasaospescoços e, indotercom o rei de Israel, disseram-lhe: Diz o teuservoBene-Hadade: Deixa-me viver, rogo-te. Ao quedisseAcabe: Poisaindavive? É meuirmão.
33Aqueleshomens, tomandoistoporbompresságio, apressaram- se em apanhar a suapalavra, e disseram: Bene-Hadade é teuirmão! Respondeu-lhesele: Ide, trazei-me. Veio, pois, Bene-Hadade à presença de Acabe; e este o fezsubir ao carro.
34EntãolhedisseBene-Hadade: Eu te restituirei as cidadesquemeupaitomou a teupai; e faráspara ti praças em Damasco, comomeupai as fez em Samária. E eu, respondeuAcabe, comestaaliança te deixarei ir. E fezcomelealiança e o deixou ir.
36Peloqueelelhedisse: Porquantonãoobedeceste à voz do Senhor, eisque, em te apartando de mim, um leão te matará. E logoque se apartoudele um leão o encontrou e o matou.
39 E passando o rei, clamouele ao rei, dizendo: Teuservoestava no meio da peleja; e eisque um homem, voltando-se, me trouxe um outro, e disse: Guarda-me estehomem; se ele de qualquermaneiravier a faltar, a tuavidaresponderápelavidadele, ou entãopagarás um talento de prata.
40 E estando o teuservoocupado de uma e de outraparte, eisque o homemdesapareceu. Ao quelherespondeu o rei de Israel: Esta é a tuasentença; tu mesmo a pronunciaste.
42 E disseele ao rei: Assimdiz o Senhor: Porquantodeixasteescapar da mão o homemque eu haviapostoparadestruição, a tuavidaresponderápelasuavida, e o teupovopeloseupovo.
Nenhum comentário ainda.