1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntoutodas as suasforças; e trinta e doisreis, e cavalos, e carroshaviacomele; e subiu, e cercou a Samaria, e pelejoucontraela.
5 E tornaram a vir os mensageiros e disseram: AssimfalaBen-Hadade, dizendo: Aindaque eu te tenhamandadodizer: Tu me hás de dar a tuaprata, e o teuouro, e as tuasmulheres, e os teusfilhos,6todavia, amanhã a estashoras, enviarei os meusservos a ti, e esquadrinharão a tuacasa e as casasdosteusservos; e há de serquetudo o queforaprazívelaosteusolhos o meterãonassuasmãos e o levarão.
7Então, o rei de Israelchamoutodos os anciãos da terra e disse: Notaiagora e vedecomoestebuscamal; poisenviara a mimporminhasmulheres, e pormeusfilhos, e pelaminhaprata, e pelomeuouro, e nãolhoneguei.
9Peloquedisseaosmensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meusenhor: Tudo o queprimeiromandastepedir a teuservofarei, porémistonãopossofazer. E foram os mensageiros e lhetornaramcomestaresposta.
10 E Ben-Hadadeenviou a ele e disse: Assim me façam os deuses e outrotanto, que o pó de Samarianãobastaráparaencher as mãos de todo o povoque me segue.
13 E eisque um profeta se chegou a Acabe, rei de Israel, e lhedisse: Assimdiz o SENHOR: Vistetodaestagrandemultidão? Eisquehoje ta entregareinastuasmãos, paraquesaibasque eu sou o SENHOR.
15Então, contou os moçosdospríncipesdasprovíncias, e foramduzentos e trinta e dois; e depoisdelescontoutodo o povo, todos os filhos de Israel, setemil.
22Então, o profetachegou-se ao rei de Israel e lhedisse: Vai, e esforça-te, e atenta, e olha o quehás de fazer; porque, no decurso de um ano, o rei da Síriasubirácontra ti.
23Porque os servos do rei da Sírialhedisseram: Seusdeusessãodeusesdosmontes; porisso, forammaisfortes do quenós; maspelejemoscomeles em camporaso e porcertoveremos se nãosomosmaisfortes do queeles!
24Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seulugar, e põecapitães em seulugar,25 e numeraoutroexército, como o exércitoquecaiu de ti, e cavaloscomoaquelescavalos, e carroscomoaquelescarros; e pelejemoscomeles em camporaso e veremos se nãosomosmaisfortes do queeles! E deuouvidos à suavoz e assimfez.
27Tambémdosfilhos de Israel se fezrevista, e, providos de víveres, marcharamcontraeles; e os filhos de Israelacamparam-se defrontedeles, comodoispequenosrebanhos de cabras; mas os sirosenchiam a terra.
28 E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assimdiz o SENHOR: Porquanto os sirosdisseram: O SENHOR é Deusdosmontes e nãoDeusdosvales, todaestagrandemultidãoentregareinastuasmãos, paraquesaibasque eu sou o SENHOR.
29 E setediasestiveramestesacampadosdefrontedosoutros; e sucedeu, ao sétimodia, que a pelejacomeçou, e os filhos de Israelferiramdossiroscemmilhomens de pé, numdia.
30 E os restantesfugiramparaAfeca, à cidade; e caiu o murosobrevinte e setemilhomensquerestaram. Ben-Hadade, porém, fugiu e veio à cidade, andando de câmara em câmara.
31Então, lhedisseram os seusservos: Eisque já temosouvidoque os reis da casa de Israelsãoreisclementes; ponhamos, pois, panos de sacoaoslombos e cordas às cabeças e saiamos ao rei de Israel; podeserqueguarde em vida a tuaalma.
32Então, cingirampanos de sacoaoslombos e cordas às cabeças, e vieram ao rei de Israel, e disseram: Diz o teuservoBen-Hadade: Deixa-me viver. E disseele: Poisaindavive? É meuirmão.
33 E aqueleshomenstomaramissoporbompresságio, e apressaram-se em apanhar a suapalavra, e disseram: TeuirmãoBen-Hadadevive. E eledisse: Vinde, trazei-mo. Então, Ben-Hadadesaiu a eles, e Acabe o fezsubir ao carro.
34 E disseele: As cidadesquemeupaitomou de teupaitasrestituirei, e fazepara ti ruas em Damasco, comomeupai as fez em Samaria. E eu, respondeuAcabe, te deixarei ir comestaaliança. E fezcomelealiança e o deixou ir.
36 E elelhedisse: Porquenãoobedeceste à voz do SENHOR, eisque, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E, comodele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.
39 E sucedeuque, passando o rei, clamouele ao rei e disse: Teuservosaiu ao meio da peleja, e eisque, desviando-se um homem, me trouxeoutrohomem e disse: Guarda-me estehomem; se vier a faltar, será a tuavida em lugar da vidadele ou pagarás um talento de prata.
40Sucedeu, pois, que, estando o teuservoocupado de uma e de outraparte, entretanto, desapareceu. Então, o rei de Israellhedisse: Esta é a tuasentença; tu mesmo a pronunciaste.
42 E disse-lhe: Assimdiz o SENHOR: Porquantosoltaste da mão o homemque eu haviapostoparadestruição, a tuavidaserá em lugar de suavida, e o teupovo, em lugar do seupovo.
Nenhum comentário ainda.