1Naqueletempo o imperadorAugustomandouumaordemparatodos os povos do Império. Todas as pessoasdeviam se registrar a fim de serfeitaumacontagem da população.
4PorissoJoséfoi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a umacidadechamadaBelém, ondetinhanascido o reiDavi. Joséfoiregistrar-se lá porqueeradescendente de Davi.
5LevouconsigoMaria, comquemtinhacasamentocontratado . Elaestavagrávida,6 e aconteceuque, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criançanascer.
9Então um anjo do Senhorapareceu, e a luzgloriosa do Senhorbrilhouporcimadospastores. Elesficaramcommuitomedo,10mas o anjodisse: — Nãotenhammedo! Estouaqui a fim de trazerumaboanotíciaparavocês, e elaserámotivo de grandealegriatambémparatodo o povo!
13 No mesmoinstanteapareceujuntocom o anjoumamultidão de outrosanjos, como se fosse um exércitocelestial. Elescantavamhinos de louvor a Deus, dizendo:14 — Glória a Deusnasmaioresalturas do céu! E paz na terrapara as pessoas a quemelequerbem!
22Chegou o dia de Maria e Josécumprirem a cerimônia da purificação, conformemanda a Lei de Moisés. Entãoeleslevaram a criançaparaJerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor.
25 Em Jerusalémmorava um homemchamadoSimeão. Eleerabom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O EspíritoSantoestavacomele,26 e o próprioEspíritolhetinhaprometidoque, antes de morrer, eleiriaver o MessiasenviadopeloSenhor.
27GuiadopeloEspírito, Simeãofoi ao Templo. Quando os paislevaram o meninoJesus ao Temploparafazer o que a Leimanda,28Simeãopegou o menino no colo e louvou a Deus. Eledisse:29 — Agora, Senhor, cumpriste a promessaquefizeste e já podesdeixaresteteuservopartir em paz.
30Pois eu já vi com os meusprópriosolhos a tuasalvação,31quepreparaste na presença de todos os povos:32umaluzparamostrar o teucaminho a todos os quenãosãojudeus e paradarglória ao teupovo de Israel.
34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: — EstemeninofoiescolhidoporDeustantopara a destruiçãocomopara a salvação de muitagente em Israel. Elevaiser um sinal de Deus; muitaspessoasfalarãocontraele,35 e assim os pensamentossecretosdelasserãoconhecidos. E a tristeza, comoumaespadaafiada, cortará o seucoração, Maria.
36HaviaalitambémumaprofetisachamadaAna, queeraviúva e muitoidosa. Elaerafilha de Fanuel, da tribo de Aser. Seteanosdepoisqueelahaviacasado, o seumaridomorreu.
48Quando os paisviram o menino, tambémficaramadmirados. E a suamãelhedisse: — Meufilho, porquefoiquevocêfezissoconosco? O seupai e eu estávamosmuitoaflitosprocurandovocê.
Nenhum comentário ainda.