4SubiutambémJosé, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamadaBelém, porqueera da casa e família de Davi,5 a fim de alistar-se comMaria, suaesposa, queestavagrávida.
6Enquantoestavamali, chegou o tempo em queelahavia de dar à luz,7 e teve a seufilhoprimogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em umamanjedoura, porquenãohavialugarparaeles na estalagem.
10 O anjo, porém, lhesdisse: Nãotemais, porquantovostragonovas de grandealegriaque o seráparatodo o povo:11 É quevosnasceuhoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
13Então, de repente, apareceujunto ao anjograndemultidão da milíciacelestial, louvando a Deus e dizendo:14Glória a Deusnasmaioresalturas, e paz na terraentre os homens de boavontade.
15 E logoque os anjos se retiraramdelespara o céu, diziam os pastoresunsaosoutros: Vamos já atéBelém, e vejamosissoqueaconteceu e que o Senhornosdeu a conhecer.
16Foram, pois, a toda a pressa, e acharamMaria e José, e o meninodeitado na manjedoura;17 e, vendo-o, divulgaram a palavraqueacerca do meninolhesforadita;18 e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastoreslhesdiziam.
22Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, paraapresentá-lo ao Senhor23 (conformeestáescrito na lei do Senhor: Todoprimogênitoseráconsagrado ao Senhor),24 e paraoferecerem um sacrifíciosegundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou doispombinhos.
25Ora, havia em Jerusalém um homemcujonomeeraSimeão; e estehomem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o EspíritoSantoestavasobreele.
27AssimpeloEspíritofoi ao templo; e quando os paistrouxeram o meninoJesus, parafazeremporelesegundo o costume da lei,28Simeão o tomou em seusbraços, e louvou a Deus, e disse:29Agora, Senhor, despedes em paz o teuservo, segundo a tuapalavra;30pois os meusolhos já viram a tuasalvação,31 a qual tu preparasteante a face de todos os povos;32luzpararevelaçãoaosgentios, e paraglória do teupovoIsrael.
34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eisqueeste é postoparaqueda e paralevantamento de muitos em Israel, e paraseralvo de contradição,35sim, e umaespadatraspassará a tuaprópriaalma, paraque se manifestem os pensamentos de muitoscorações.
36Haviatambémumaprofetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendovividocom o maridoseteanosdesde a suavirgindade;37 e eraviúva, de quaseoitenta e quatroanos. Não se afastava do templo, servindo a Deusnoite e dia em jejuns e orações.
42QuandoJesuscompletoudozeanos, subiramelessegundo o costume da festa;43 e, terminadosaquelesdias, ao regressarem, ficou o meninoJesus em Jerusalémsem o saberemseuspais;44julgando, porém, queestivesseentre os companheiros de viagem, andaramcaminho de um dia, e o procuravamentre os parentes e conhecidos;45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em buscadele.
Nenhum comentário ainda.