2 É dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e densastrevas! Como a luz do amanhecersobre os montes, assim se difunde um povogrande e poderoso, comonuncahouveigualdesde os temposantigos, nemhaveráoutrodepoisdelepelosanosseguintes, de geração em geração.
3 À frentedelevaifogodevorador, atrásdelevêmchamasdestruidoras. Diantedessepovo, a terra é como o jardim do Éden; mas, atrásdele, ficadevastadacomo um deserto. Nadalheescapa.
5Com um estrondosemelhante ao de carros de guerra, elesvêmsaltando no altodosmontes, crepitandocomochamas de fogoquedevoram a palha, como um povopoderosoposto em ordem de combate.
11 O SENHORlevanta a vozdiante do seuexército. Porque o seuarraial é enorme, e quemexecuta as suasordens é poderoso. Sim, grande e muiterrível é o Dia do SENHOR! Quem o poderásuportar?
13Rasguem o coração, e não as suasroupas.” Convertam-se ao SENHOR, seuDeus, porqueele é bondoso e compassivo, tardio em irar-se e grande em misericórdia, e muda de ideiaquanto ao malquehaviaanunciado.
14Quemsabe se elenão se voltará e mudará de ideia, e, ao passar, deixeumabênção, paraquevocêspossamtrazerofertas de cereais e libações ao SENHOR, seuDeus?
16Reúnam o povo, santifiquem a congregação, congreguem os anciãos, reúnam as crianças e os quemamam no peito. Que o noivosaia do seuquarto, e a noiva, dosseusaposentos.
17Que os sacerdotes, ministros do SENHOR, chorementre o pórtico e o altar, e orem: “Poupa o teupovo, ó SENHOR, e nãofaças da tuaherança um objeto de deboche e de zombariaentre as nações. Porquehão de dizerentre os povos: ‘Ondeestá o Deusdeles?’”
19 O SENHORrespondeu ao seupovo: “Eisquelhesenvio o cereal, o vinho e o azeite, e vocêsficarãosatisfeitos. Nuncamaisfarei de vocêsmotivo de zombariaentre as nações.
20Mas o invasorquevem do Norte, eu o removereiparalonge de vocês e o lançareiparaumaterraseca e deserta. Lançarei a suavanguardapara o maroriental, e a suaretaguarda, para o marocidental. Subirá o seumaucheiro, e subirá a suapodridão; porqueagiupoderosamente.”
22Nãotenhammedo, animaisselvagens, porque os pastos do desertoreverdecerão, porque as árvoresdarão os seusfrutos, as figueiras e as videirasproduzirãocomvigor.
23Filhos de Sião, alegrem-se e exultem no SENHOR, seuDeus, porqueelelhesdará as chuvas em justamedida; farádescer, como no passado, as primeiras e as últimaschuvas.
26Vocêsterãocomida em abundância e ficarãosatisfeitos, e louvarão o nome do SENHOR, seuDeus, quefezmaravilhas em favor de vocês. E nuncamais o meupovoseráenvergonhado.
28 “E acontecerá, depoisdisso, quederramarei o meuEspíritosobretoda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocêsprofetizarão, os seusvelhossonharão, e os seusjovensterãovisões.
32 E aconteceráquetodoaquelequeinvocar o nome do SENHORserásalvo. Porque, no monteSião e em Jerusalém, estarão os queforemsalvos, como o SENHORprometeu; e, entre os sobreviventes, aquelesque o SENHORchamar.
Nenhum comentário ainda.