1TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em altavoz no meusantomonte; tremamtodos os moradores da terra, porque o dia do SENHORvem, já estáperto;2Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densastrevas, como a alvaespalhadasobre os montes; povogrande e poderoso, qualnuncahouvedesde o tempoantigo, nemdepoisdelehaverápelosanosadiante, de geração em geração.
3Diantedele um fogoconsome, e atrásdeleumachamaabrasa; a terradiantedele é como o jardim do Éden, masatrásdele um desoladodeserto; sim, nadalheescapará.
5Como o estrondo de carros, irãosaltandosobre os cumesdosmontes, como o ruído da chama de fogoqueconsome a pragana, como um povopoderoso, posto em ordempara o combate.
11 E o SENHORlevantará a suavozdiante do seuexército; porquemuitíssimogrande é o seuarraial; porquepoderoso é, executando a suapalavra; porque o dia do SENHOR é grande e muiterrível, e quem o poderásuportar?
13 E rasgai o vossocoração, e não as vossasvestes, e convertei-vos ao SENHORvossoDeus; porqueele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
16Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os quemamam; saia o noivo da suarecâmara, e a noiva do seuaposento.
17Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teupovo, ó SENHOR, e nãoentregues a tuaherança ao opróbrio, paraque os gentios o dominem; porquediriamentre os povos: Ondeestá o seuDeus?
19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seupovo: Eisquevosenvio o trigo, e o mosto, e o azeite, e delessereisfartos, e vosnãoentregareimais ao opróbrioentre os gentios.
20Masremovereiparalonge de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em umaterraseca e deserta; a suafrentepara o maroriental, e a suaretaguardapara o marocidental; e subirá o seumaucheiro, e subirá a suapodridão; porquefezgrandescoisas.
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHORvossoDeus, porqueelevosdará em justamedida a chuvatemporã; farádescer a chuva no primeiromês, a temporã e a serôdia.
26 E comereisabundantemente e vosfartareis, e louvareis o nome do SENHORvossoDeus, queprocedeuparaconvoscomaravilhosamente; e o meupovonuncamaisseráenvergonhado.
28 E há de serque, depoisderramarei o meuEspíritosobretoda a carne, e vossosfilhos e vossasfilhasprofetizarão, os vossosvelhosterãosonhos, os vossosjovensterãovisões.
32 E há de serquetodoaquelequeinvocar o nome do SENHORserásalvo; porque no monteSião e em Jerusalémhaverálivramento, assimcomodisse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aquelesque o SENHORchamar.
Nenhum comentário ainda.