1 A palavra do SENHORveio a mim, dizendo:2 — Vá e proclamediante do povo de Jerusalém: Assimdiz o SENHOR: “Lembro-me de você, meupovo, da suaafeiçãoquandoerajovem, do seuamorquandonoiva e de comovocê me seguia no deserto, numaterraquenão é semeada.
5Assimdiz o SENHOR: “Queinjustiça os pais de vocêsacharam em mim, paraque se afastassem de mim, seguindo os ídolossemvalor e se tornandoelesmesmossemvalor?
6Elesnãoperguntaram: ‘Ondeestá o SENHOR, quenostirou da terra do Egito e nosguioupelodeserto, porumaterraárida e cheia de covas, porumaterra de sequidão e sombras de morte, porumaterra em queninguémpassava e na qualnãomoravaninguém?’
7 Eu os trouxeparaumaterrafértil, paraquevocêscomessem o seufruto e as coisasboasqueelatem. Mas, depois de entrar, vocêscontaminaram a minhaterra e fizeram da minhaherançaumaabominação.
8 Os sacerdotesnãoperguntaram: ‘Ondeestá o SENHOR?’ E os quetratavam da leinão me conheceram, os pastores se revoltaramcontramim, os profetasprofetizaramporBaal e andaramatrás de coisasquenãotêmproveitoalgum.”
15 Os leõesnovosrugiramcontraele e levantaram a suavoz. Fizeram da terra de Israelumadesolação; as suascidadesestãoqueimadas, e não há quemnelashabite.
19 A suaprópriamaldade o castigará, e as suasinfidelidades o repreenderão. Saiba, pois, e vejacomo é mau e quãoamargo é deixar o SENHOR, seuDeus, e nãotertemor de mim”, diz o Senhor, o SENHORdosExércitos.
20 “Porque há muitotempoquebrei o seujugo e rompi as atadurasque o prendiam, masvocêdisse: ‘Nãoquero te servir.’ Pois, em todos os montesaltos e debaixo de todas as árvoresfrondosas, você se deitava e se prostituía.
23 “Como é quevocêpodedizer: ‘Nãoestoumanchada, nemfuiatrásdosbaalins’? Veja os seusrastros no vale e reconheça o quevocêfez! Você é comoumajovemcamela de pésligeiros, queandaziguezagueandopelocaminho.
24Você é comoumajumentaselvagem, acostumada ao deserto e que, no ardor do cio, fareja o vento. Quem a impediria de satisfazer o seudesejo? Os que a procuramnãotêm de fatigar-se; no mêsdela a acharão.
26 “Como um ladrão se envergonhaquando o apanham, assimficarãoenvergonhados os da casa de Israel: eles, os seusreis, os seuspríncipes, os seussacerdotes e os seusprofetas.
27Elesdizem a um pedaço de madeira: ‘Você é o meupai’, e à pedra: ‘Você me deu à luz’. Pois me viraram as costas e não o rosto; mas, na hora da angústia, dizem: ‘Levanta-te e salva-nos!’
28Ondeestão os deusesquevocêsfizeramparavocêsmesmos? Elesque se levantem, se é quepodemsalvá-los na hora da calamidade! Porque os seusdeuses, ó Judá, sãotantosquantas as suascidades.”
30 “Em vãocastiguei os filhos de vocês; elesnãoaceitaram a minhadisciplina. Comoleãodestruidor, a espadaqueestá na mão de vocêsdevorou os seusprofetas.
31Vocês, destageração, considerem a palavra do SENHOR. Seráque eu tenhosido um desertoparaIsrael? Ou umaterra da maisespessaescuridão? Porque, então, o meupovodiz: ‘Somoslivresparafazer o quequisermos! Jamaisvoltaremospara ti’?
34Nasbordasdassuasroupas se achoutambém o sangue de pobres e inocentes, quenãoforamsurpreendidos no ato de roubar. Apesar de todasestascoisas,35vocêaindadiz: ‘Estouinocente. Certamente a suaira se desviou de mim.’ Eisqueentrarei em juízocontravocê, porquevocêdiz: ‘Nãopequei.’
Nenhum comentário ainda.