2Volteipara lá porqueDeus me revelouque eu deviafazerisso. Ali, numareuniãoparticularcom os líderes da igreja, eu expliquei a eles a mensagem do evangelhoqueanuncioaosnãojudeus. Eu nãoqueriaque o trabalhoquetinhafeito e estavafazendofosse um trabalhoperdido.
4Porémalgunstinham se juntado ao nossogrupo, fazendo de contaqueeramirmãos na fé, e queriamcircuncidá-lo. Eramhomensquetinhamentradopara o grupocomoespiões a fim de espiar a liberdadequetemosporestarmosunidoscomCristoJesus e paranostornarescravos de novo.
6 E aquelesquepareciamser os líderes da igreja — digoissoporqueparamimnãoimporta o queeleseram, poisDeusnãojulgapelaaparência — aqueleslíderes, repito, não me deramnenhumaideianova.
7Pelocontrário, elesviramqueDeus me tinhadado a responsabilidade de anunciar o evangelhoaosnãojudeus, assimcomotinhadado a Pedro a responsabilidade de anunciá-lo aosjudeus.
9PorissoTiago, Pedro e João, queeramconsiderados os líderes da igreja, reconheceramqueDeus me tinhadadoessatarefaespecial. E, comosinal de queéramostodoscompanheiros, elesderam a mim e a Barnabé um aperto de mãos. E todosnóscombinamosque eu e Barnabéiríamostrabalharentre os nãojudeus e eles, entre os judeus.
12 De fato, antes de chegaremalialgunshomensmandadosporTiago, Pedrotomavarefeiçõescom os irmãosnãojudeus. Mas, depoisqueaqueleshomenschegaram, elenãoqueriamaistomarrefeiçõescom os nãojudeusporquetinhamedodosqueeram a favor de circuncidar os nãojudeus.
14Quando vi queelesnãoestavamagindodireito, de acordocom a verdade do evangelho, eu disse a Pedro na presença de todos: “Você é judeu, masnãoestávivendocomojudeu e simcomonãojudeu. Então, como é quevocêquerobrigar os nãojudeus a viveremcomojudeus?”
16MassabemosquetodossãoaceitosporDeussomentepela fé em JesusCristo e nãoporfazerem o que a leimanda. Assimnóstambémtemoscrido em CristoJesus a fim de sermosaceitosporDeuspelanossa fé em Cristo e nãoporfazermos o que a leimanda. Poisninguém é aceitoporDeusporfazer o que a leimanda.
17 Ao procurarmosseraceitosporDeusporestarmosunidoscomCristo, ficaclaroquesomos “pecadores” como os nãojudeus. MasseráqueissoquerdizerqueCristotrabalha em favor do pecado? Claroquenão!
19Pois, quanto à lei, estoumorto, mortopelapróprialei, a fim de viverparaDeus. Eu fuimortocomCristo na cruz.
Versículo 19
Diego Vieira Dias
em 29/11/2025
A expressão "em mim" denota que o "eu" humano e egocêntrico é deslocado para dar lugar à vida de Cristo.
Um exemplo bíblico claro dessa transição é a vida do apóstolo Pedro. Durante três anos, Pedro andou com Jesus, viu milagres e até andou sobre as águas. Ele tinha fé, era um "crente". No entanto, Jesus profetizou uma mudança necessária:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Jesus indicou que a fé de Pedro o sustentava como crente, mas era necessário uma "conversão" — uma mudança de direção e amadurecimento — para que ele pudesse confirmar seus irmãos e atuar como uma testemunha, um verdadeiro cristão. O "crente" busca resultados e milagres; o "cristão" busca ser a própria evidência da transformação gerada pelo Evangelho.
20Assim já nãosou eu quemvive, masCristo é quemvive em mim. E estavidaquevivoagora, eu a vivopela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmopormim.
Nenhum comentário ainda.