2Fuiaté lá devido a ordensexpressas de Deus, parafalarcom os irmãos a respeito do evangelhoque eu estavaanunciandoaosgentios. Faleiparticularmenteaoslíderes da igreja, paraquetodoselesentendessemclaramenteaquiloque eu estavaensinando. Eu nãoqueriaque o trabalhoqueestavafazendofosse um trabalhoperdido.
4Essaquestãonãoteriasurgido, se nãofosseporalgunsque se diziamirmãos — na realidade, falsosirmãos — que se infiltraram em nossomeioparanosespionar e verqueespécie de liberdadegozávamos em CristoJesus. Elesprocuravamfazercomquenostornássemosescravosnovamente.
6 E os grandeslíderes da Igrejaqueestavampresentes lá nadativeram a acrescentaràquiloque eu anunciava. Aliás, o fato de seremelesgrandeslíderesnãofezdiferençanenhumaparamim, poistodossomosiguaisdiante de Deus.
7ElesviramcomoDeustinha me usadotãoextraordinariamenteparaganhar os incircuncisos, talcomoPedrohaviasidograndementeabençoado em suapregaçãoaoscircuncisos.
9 E quandoPedro, Tiago e João, reconhecidoscomocolunas — porque o mesmoDeus a cada um de nósconcedeudonsespeciais — estenderam a mãodireita a mim e a Barnabé, encorajaram-nos a continuar a nossapregaçãoaosgentios, enquantoelesprosseguiriamsuaobracom os judeus.
12Porque, quandoelechegou lá, no princípiocomiacom os gentios. Masdepois, quandochegaramalgunsjudeusamigos de Tiago, elenãoqueriamaiscomercom os gentiosporqueestavacommedodaquiloquediriam os queeram da circuncisão.
14Quando vi o queestavaacontecendo, queelesnãoestavamsendosincerosquantoàquilo em querealmentecriam, e nãoestavamseguindo a verdade do evangelho, eu disse a Pedrodiante de todos os outros: “Emborasejavocêjudeu de nascimento, nãoestávivendocomojudeu, e simcomogentio; então, porque, dumahoraparaoutra, estáobrigandoessesgentios a viveremcomojudeus?
15Tanto eu comovocêsomosjudeus de nascimento, e nãogentiospecadores;16sabemosmuitobemquenãopodemostornar-nosjustosdiante de Deuspelaobediência às nossasleisjudaicas, massomentepela fé em CristoJesus, paraqueeletire os nossospecados. E assimnóstambém já confiamos em CristoJesus, crendoquepodíamosserjustificadosporDeusdevido à fé — e nãoporquetivéssemosobedecido às leisjudaicas. Porqueninguémjamaisserájustificadopelaobediência às leisjudaicas”.
17Masquesucederia se confiássemos em Cristoparasermosjustificados e depoisvíssemosquesomospecadores? SeriaCristoentãoministro do pecado? De formaalguma.
18Pelocontrário, estamos em pecado se começarmos a edificaraquiloque já derrubamosumavez,19porquequanto à lei, estoumorto, mortopara a lei, a fim de viverparaDeus.
Versículo 19
Diego Vieira Dias
em 29/11/2025
A expressão "em mim" denota que o "eu" humano e egocêntrico é deslocado para dar lugar à vida de Cristo.
Um exemplo bíblico claro dessa transição é a vida do apóstolo Pedro. Durante três anos, Pedro andou com Jesus, viu milagres e até andou sobre as águas. Ele tinha fé, era um "crente". No entanto, Jesus profetizou uma mudança necessária:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Jesus indicou que a fé de Pedro o sustentava como crente, mas era necessário uma "conversão" — uma mudança de direção e amadurecimento — para que ele pudesse confirmar seus irmãos e atuar como uma testemunha, um verdadeiro cristão. O "crente" busca resultados e milagres; o "cristão" busca ser a própria evidência da transformação gerada pelo Evangelho.
20 Eu já fuicrucificadocomCristo: eu próprionãovivomais, e sim é Cristoquemvive em mim. E a vidagenuínaquetenhoagoradentrodestecorpo é resultado da minha fé no Filho de Deus, o qual me amou e a si mesmo se entregoupormim.
21Nãosoudaquelesqueconsideramsemsentido a graça de Deus. Se pudéssemosserjustificadospelaguardadasleisjudaicas, entãonãohaverianenhumanecessidade de Cristomorrer.
Nenhum comentário ainda.