2Rumeipara lá porcausa de umarevelação, e apresenteidiantedeles o Evangelhoqueensinoentre os gentios, fazendo-o, no entanto, em particularaosquepareciammaisinfluentes, paraque de algummodonãocorresse ou nãohouvesse me esforçadoinutilmente.
4Essaquestãofoisuscitadadevido ao fato de algunsfalsosirmãosjudeusterem se infiltrado em nossomeio, com o propósito de espionar a liberdadequetemos em CristoJesus e nosreduzir à condição de escravos.
6 E aquelesquepareciamserinfluentes, aindaque o tenhamsido no passado, issonãofazdiferençaparamim, poisDeusnãojulgasegundo as aparênciashumanas. Esses, quepareciamsermuitoimportantes, nada me acrescentaram.
9 E quandoreconheceram a graçaque me haviasidooutorgada, Tiago, Pedro e João, respeitadoscomosustentáculos, estenderam a mãodireita a mim e a Barnabé em sinal de comunhãofraternal. E, concordemente, ficouestabelecidoquenósbuscaríamos os nãojudeus, e eles, os circuncisos.
12Porqueantes de chegaremalguns da parte de Tiago, elefaziasuasrefeições na companhiadosgentios; todavia, quandoeleschegaram, Pedrofoi se afastandoaté se apartardosincircuncisos, apenasportemoraosquedefendiam a circuncisão.
14Contudo, assimquepercebiquenãoestavam se portando de acordocom a verdade do Evangelho, repreendi a Pedro, diante de todos: “Se tu, sendojudeu, vivescomo os gentios, e nãoconforme a tradiçãojudaica, porqueobrigas os gentios a vivercomojudeus?
15Nós, judeus de nascimento e não ‘pecadorescomo os gentios’,16estamosplenamenteconscientes, entretanto, que o serhumanonãopodeserjustificadopelaprática da Lei, massomentepormeio da fé em JesusCristo. Sendoassim, nóstambémviemos a crer em CristoJesus a fim de sermosjustificadospela fé em Cristo, e de formaalgumapelaprática da Lei, porquanto é certoqueporpraticar a Leininguémserácapaz de serjustificado.
19Pois, porintermédio da Lei eu morripara a própriaLei, com o propósito de vivertãosomenteparaDeus.
Versículo 19
Diego Vieira Dias
em 29/11/2025
A expressão "em mim" denota que o "eu" humano e egocêntrico é deslocado para dar lugar à vida de Cristo.
Um exemplo bíblico claro dessa transição é a vida do apóstolo Pedro. Durante três anos, Pedro andou com Jesus, viu milagres e até andou sobre as águas. Ele tinha fé, era um "crente". No entanto, Jesus profetizou uma mudança necessária:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Jesus indicou que a fé de Pedro o sustentava como crente, mas era necessário uma "conversão" — uma mudança de direção e amadurecimento — para que ele pudesse confirmar seus irmãos e atuar como uma testemunha, um verdadeiro cristão. O "crente" busca resultados e milagres; o "cristão" busca ser a própria evidência da transformação gerada pelo Evangelho.
20FuicrucificadojuntamentecomCristo. E, dessemodo, já nãosou eu quemvive, masCristovive em mim. E essanovavidaqueagoravivo no corpo, vivo-a exclusivamentepela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificoupormim.
Nenhum comentário ainda.