3Decidientregar-me ao vinho e à extravagância, mantendo, porém, a menteorientadapelasabedoria. Eu queriasaber o quevale a pena, debaixo do céu, nospoucosdias da vidahumana.
7Compreiescravos e escravas e tiveescravosquenasceram em minhacasa. Alémdisso, tivetambémmaisbois e ovelhas do quetodos os queviveramantes de mim em Jerusalém.
10Não me negueinadaque os meusolhosdesejaram; não me recusei a darprazeralgum ao meucoração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meutrabalho; essafoi a recompensa de todo o meuesforço.
11Contudo, quandoavalieitudo o que as minhasmãoshaviamfeito e o trabalhoque eu tanto me esforçarapararealizar, percebiquetudofoiinútil, foicorreratrás do vento; não há nenhumproveito no que se fazdebaixo do sol.
15 Aí fiqueipensando: O queacontece ao tolotambém me acontecerá. Queproveito eu tive em sersábio? Então eu disse a mimmesmo: Issonãofaz o menorsentido!
19 E quempodedizer se eleserásábio ou tolo? Todavia, terádomíniosobretudo o querealizeicom o meutrabalho e com a minhasabedoriadebaixo do sol. Issotambémnãofazsentido.
21Pois um homempoderealizar o seutrabalhocomsabedoria, conhecimento e habilidade, masteráquedeixartudo o quepossuicomoherançaparaalguémquenão se esforçouporaquilo. Issotambém é um absurdo e umagrandeinjustiça.
26 Ao homemque o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenarriquezasparaentregá-las a quem o agrada. Issotambém é inútil, é correratrás do vento.
Nenhum comentário ainda.