3Procureiaindadescobrirqual a melhormaneira de viver e entãoresolvi me alegrarcomvinho e me divertir. Penseiquetalvezfosseessa a melhorcoisaqueumapessoapodefazerdurante a suacurtavidaaqui na terra.
7Compreimuitosescravos e alémdessestiveoutros, nascidos na minhacasa. Tivemaisgado e maisovelhas do quetodas as pessoasquemoraram em Jerusalémantes de mim.
8Tambémajunteiparamimprata e ourodostesourosdosreis e dasterrasquegovernei. Homens e mulherescantarampara me divertir, e tivetodas as mulheresque um homempodedesejar.
11Mas, quandopensei em todas as coisasquehaviafeito e no trabalhoquetinhatidoparaconseguirfazê-las, compreendiquetudoaquiloerailusão, nãotinhanenhumproveito. Eracomo se eu estivessecorrendoatrás do vento.
12Entãocomecei a pensar no que é sersábio e no que é sertolo ou semjuízo. Porexemplo: seráque um reipodefazeralgumacoisaquesejanova? Não! Só podefazer o quefizeram os reisquereinaramantesdele.
19 E elepoderiaser um sábio ou um tolo — quem é quesabe? No entanto, eleseria o dono de todas as coisasque eu conseguicom o meutrabalho e ficariacomtudo o que a minhasabedoria me deunestemundo. Tudo é ilusão.
21 A gentetrabalhacomtoda a sabedoria, conhecimento e inteligênciaparaconseguiralgumacoisa e depoistem de deixartudoparaalguémquenãofeznadaparamereceraquilo. Issotambém é ilusão e nãoestácerto!
26Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas de quemelegosta. MasDeusfazcomque os maustrabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riquezadelessejadada às pessoas de quemelegostamais. Tudo é ilusão. É tudocomocorreratrás do vento.
Nenhum comentário ainda.