3Resolvi no meucoraçãoentregar-me ao vinho, semdeixar de me guiarpelasabedoria e de me apoderar da loucura, atédescobrir o que de bom os filhosdoshomenspoderiamfazerdebaixo do céu, durante os poucosdias da suavida.
7Compreiescravos e escravas e tiveescravosquenasceram em minhacasa. Tambémtivebois e ovelhas, mais do quetiveramtodos os queviveram em Jerusalémantes de mim.
8Amontoeitambémparamimprata e ouro e tesouros de reis e de províncias. Provi-me de cantores e cantoras e dasdelíciasdosfilhosdoshomens: mulheres e maismulheres.
10Tudoaquiloque os meusolhosdesejaram eu nãolhesneguei, nemprivei o meucoração de alegriaalguma, pois eu me alegravacomtodas as minhasfadigas, e issoera a recompensaportodaselas.
11Considereitodas as obrasque as minhasmãosfizeram, e também o trabalhoque eu, comfadigas, haviafeito; e eisquetudoeravaidade e correratrás do vento, e nenhumproveitohaviadebaixo do sol.
15 Aí eu disse a mimmesmo: “O queacontececom o toloacontececomigotambém; de queadianta, então, sersábio?” Então eu disse a mimmesmoquetambémissoeravaidade.
19 E quempodedizer se eleserá um sábio ou um tolo? No entanto, eleterádomíniosobretodo o ganhodasminhasfadigas e sabedoriadebaixo do sol. Tambémisto é vaidade.
21Porqueumapessoapodefazer o seutrabalhocomsabedoria, conhecimento e habilidade, masdeixará o seuganhocomoherança a quemporelenão se esforçou. Tambémisto é vaidade e grandemal.
24Não há nadamelhorpara o serhumano do quecomer, beber e fazercomque a suaalmadesfrute o queconseguiu do seutrabalho. No entanto, vi tambémqueistovem da mão de Deus,25pois, separadodeste, quempodecomer ou quempodealegrar-se?
26PorqueDeus dá sabedoria, conhecimento e prazer à pessoaquelheagrada; mas ao pecador dá trabalho, paraqueeleajunte e amontoe, a fim de daràquelequeagrada a Deus. Tambémisto é vaidade e correratrás do vento.
Nenhum comentário ainda.