3Busquei no meucoraçãocomo me dar ao vinho, poréminstruindo o meucoraçãocomsabedoria; e comoentregar-me à loucura, atéver o queseriabomque os filhosdoshomensfizessemdebaixo do céudurantetodos os dias de suavida.
7Adquiriparamimservos e donzelas, e tiveservosnascidos em minhacasa; tambémtivegrandespossessões de rebanhos, grandes e pequenos, mais do quetodos os quehouveantes de mim em Jerusalém.
8Amontoeitambémparamimprata e ouro, e os peculiarestesourosdosreis e dasprovíncias; provi-me de cantores e cantoras, e dasdelíciasdosfilhosdoshomens; assimcomo de instrumentosmusicais de todo o tipo.
10 E tudoquanto os meusolhosdesejaram, nãolhesneguei, nemprivei o meucoração de qualquergozo; porque o meucoração se alegrouportodo o meutrabalho, e estafoi a minhaporção de todo o meutrabalho.
11 Eu olheiparatodas as obrasquefizeram as minhasmãos, comotambémpara o trabalhoque eu tinha me esforçadoparafazer, e eisquetudoeravaidade e angústia de espírito; e nenhumbenefíciohaviadebaixo do sol.
15Então eu disseassim no meucoração: Comoacontece ao tolo, assimacontecerácomigo; porqueentão eu busqueisermaissábio? Entãodisse no meucoraçãoqueistotambém é vaidade.
16Porquenãohaverá, parasempre, maislembrança do sábio do que do tolo; vistoexcluir o queagora é, seráesquecidonosdiasfuturos. E comomorre o homemsábio? Da mesmamaneiraquemorre o tolo!
19 E quempoderásaber se eleserá um homemsábio ou tolo? Todavia, eleterádomíniosobretodo o trabalhoquerealizei e onde eu me mostreicomo um homemsábiodebaixo do sol; istotambém é vaidade.
21Porque há homemquetrabalhocomsabedoria, conhecimento, e equidade; contudo, deixará o seutrabalhoparaser a porção de quemnelenãotrabalhou, istotambém é vaidade e grandemal.
26PorqueDeus dá ao homemque é bomaosseusolhos, a sabedoria, o conhecimento e a alegria; mas ao pecadorele dá trabalho, paraqueeleajunte, e amontoe, e paraqueeleporfim, dê ao que é bomperanteDeus. Istotambém é vaidade e angústia de espírito.
Nenhum comentário ainda.