3Busquei no meucoraçãocomoestimularcomvinho a minhacarne, semdeixar de me guiarpelasabedoria, e como me apoderar da estultícia, atéver o queerabomque os filhosdoshomensfizessemdebaixo do céu, durante o númerodosdias de suavida.
7Compreiservos e servas, e tiveservosnascidos em casa; tambémtivegrandespossessões de gados e de rebanhos, mais do quetodos os quehouveantes de mim em Jerusalém.
8Ajunteitambémparamimprata e ouro, e tesourosdosreis e dasprovíncias; provi-me de cantores e cantoras, e dasdelíciasdosfilhosdoshomens, concubinas em grandenúmero.
10 E tudoquantodesejaram os meusolhosnãolhoneguei, nemprivei o meucoração de alegriaalguma; pois o meucoração se alegrouportodo o meutrabalho, e issofoi o meuproveito de todo o meutrabalho.
11Entãoolhei eu paratodas as obrasque as minhasmãoshaviamfeito, comotambémpara o trabalhoque eu aplicara em fazê-las; e eisquetudoeravaidade e desejovão, e proveitonenhumhaviadebaixo do sol.
15Peloque eu disse no meucoração: Comoacontece ao estulto, assim me sucederá a mim; porqueentãobusquei eu mais a sabedoria; Entãorespondi a mimmesmoquetambémissoeravaidade.
16Pois do sábio, bemcomo do estulto, a memórianãoduraráparasempre; porquanto de tudo, nosdiasfuturos, totalesquecimentohaverá. E comomorre o sábio, assimmorre o estulto!
19 E quemsabe se serásábio ou estulto? Contudo, ele se assenhoreará de todo o meutrabalho em que me afadiguei, e em que me houvesabiamentedebaixo do sol; tambémisso é vaidade.
21Porque há homemcujotrabalho é feitocomsabedoria, e ciência, e destreza; contudo, deixará o fruto do seulaborparaserporção de quemnãotrabalhounele; tambémisso é vaidade e um grandemal.
26Porque ao homemquelheagrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, paraqueeleajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquelequeagrada a Deus: Tambémisso é vaidade e desejovão.
Nenhum comentário ainda.