1 “Entãodemosmeia-volta e partimospara o desertopelocaminho do marVermelho, como o SENHOR me haviaordenado. E pormuitosanoscaminhamos em redordosmontes de Seir.
4 E diga ao povo: Vocêsestãopassandopeloterritório de seusirmãos, os descendentes de Esaú, quevivem em Seir. Elesterãomedo de vocês, mastenhammuitocuidado.
7 “Pois o SENHOR, o seuDeus, os temabençoado em tudo o quevocêstêmfeito. Elecuidou de vocês em suajornadaporestegrandedeserto. Nestesquarentaanos o SENHOR, o seuDeus, temestadocomvocês, e nãotemfaltadocoisaalguma a vocês.
8 “Assim, passamos ao largo de nossosirmãos, os descendentes de Esaú, quehabitam em Seir. Saímos da rota da Arabá, de Elate e de Eziom-Geber. Voltamos e fomospelarota do deserto de Moabe.
9 “Então o SENHOR me disse: ‘Nãoperturbem os moabitasnem os provoquem à guerra, poisnãodarei a vocêspartealguma da terradeles, pois já entreguei a região de Ar aosdescendentes de Ló’ ”.
12Também em Seirantigamentehabitavam os horeus. Mas os descendentes de Esaú os expulsaram e os exterminaram e se estabeleceram no seulugar, talcomoIsraelfezcom a terraque o SENHORlhedeu.)
14 “Passaram-se trinta e oitoanosentre a época em quepartimos de Cades-Barneia e a nossatravessia do vale de Zerede, período no qualpereceu do acampamentotodaaquelageração de homens de guerra, conforme o SENHORlheshaviajurado.
16 “Depoisquetodos os guerreiros do povotinhammorrido,17 o SENHOR me disse:18 ‘Vocêsestãoprestes a passarpeloterritório de Moabe, pelaregião de Ar,19 e vãochegarperto da fronteiradosamonitas. Nãosejamhostis a eles, poisnãodarei a vocêspartealguma da terradosamonitas, pois eu a entregueiaosdescendentes de Ló’ ”.
22 O SENHORfez o mesmo em favordosdescendentes de Esaúquevivem em Seir, quandoexterminou os horeusdiantedeles. Os descendentes de Esaú os expulsaram e se estabeleceram em seulugaratéhoje.
23Foi o quetambémaconteceuaosaveus, queviviam em povoadospróximos de Gaza; os caftoritas, vindos de Caftor , os destruíram e se estabeleceram em seulugar.)
24 “ ‘Vãoagora e atravessem o ribeiro do Arnom. Vejamque eu entreguei em suasmãos o amorreuSeom, rei de Hesbom, e a terradele. Comecem a ocupação, entrem em guerracontraele.
26 “Do deserto de Quedemoteenvieimensageiros a Seom, rei de Hesbom, oferecendopaz e dizendo:27Deixa-nospassarpelatuaterra. Iremossomentepelaestrada; nãonosdesviaremosnempara a direitanempara a esquerda.
28Porpratanosvenderástanto a comidaquecomermoscomo a águaquebebermos. Apenasdeixa-nospassar a pé,29comofizeram os descendentes de Esaú, quehabitam em Seir, e os moabitas, quehabitam em Ar. Assimchegaremos ao Jordão, e, atravessando-o, à terraque o SENHOR, o nossoDeus, nos dá.
30MasSeom, rei de Hesbom, nãoquisdeixar-nospassar; pois o SENHOR, o Deus de vocês, tornou-lheobstinado o espírito e endureceu-lhe o coração, paraentregá-lo nasmãos de vocês, comohoje se vê.
36DesdeAroer, junto ao ribeiro do Arnom, e a cidadequefica no mesmovale, atéGileade, nãohouvecidade de murosaltosdemaisparanós. O SENHOR, o nossoDeus, entregou-nostudo.
37Somente da terradosamonitasvocêsnão se aproximaram, ou seja, toda a extensão do vale do rioJaboque e as cidades da regiãomontanhosa, conforme o SENHOR, o nossoDeus, tinhaordenado.
Nenhum comentário ainda.