7Pois o SENHOR, teuDeus, tem te abençoado em tudo o quetensfeito; eleconhecetuacaminhadaporestegrandedeserto; o SENHOR, teuDeus, estevecontigonestesquarentaanos. Nada te faltou!
8Assim, passamospornossosirmãos, os descendentes de Esaú, quehabitam em Seir, indopelocaminho da Arabá de Elate e de Eziom-Geber. Depoisnosviramos e passamospelocaminho do deserto de Moabe.
9Então o SENHOR me disse: Nãoataques os de Moabe e nãoentres em guerracontraeles, poisnão te dareipropriedadealguma na terradeles; porquedei Ar aosdescendentes de Ló comoherança.
12Antigamente, os horeustambémhabitavam em Seir, mas os descendentes de Esaú os expulsaram e aniquilaram; e habitaram no lugardeles, assimcomoIsraelfez à terra da suaherança, que o SENHORlhedeu.)
14 O tempoquecaminhamos, desdeCades-Barneiaatéatravessarmos o ribeiro de Zerede, foramtrinta e oitoanos, atéquetodaaquelageraçãodoshomens de guerradesapareceu do acampamento, como o SENHORlheshaviajurado.
16Aconteceuque, depois de morreremtodos os homens de guerradentre o povo,17 o SENHOR me disse:18Hojepassaráspor Ar, a fronteira de Moabe;19 e, quandochegaresdefrontedosamonitas, não os ataques e nãolutescontraeles, poisnada te dareicomoherança da terradosamonitas; porque a deiaosdescendentes de Ló comoherança.
20 (Tambémesta é consideradaterra de refains; antigamente, os refainshabitavamnela, mas os amonitas os chamam de zanzumitas,21povogrande e numeroso, altocomo os anaqueus; mas o SENHOR os destruiudiantedosamonitas, os quais, depois de expulsá-los, habitaram no lugardeles;22assimcomofezpelosdescendentes de Esaú, quehabitam em Seir, quandodestruiu os horeusdiantedeles; e, depois de expulsá-los, os descendentes de Esaúhabitaram no lugardelesatéhoje.
24Levantai, parti e atravessai o ribeiro de Arnom. EntregueinastuasmãosSiom, o amorreu, rei de Hesbom, e suaterra; começa a conquistá-la, saindo à guerracontraeles.
26Então, do deserto de Quedemote, mandeimensageiroscompalavras de paz a Siom, rei de Hesbom, dizendo:27Deixa-me passarpelatuaterra. Ireisomentepelaestrada, sem me desviarnempara a direitanempara a esquerda.
28Pordinheiro me venderáscomidaparameusustento e me daráságuaparaque eu beba. Apenasdeixa-me passar a pé,29assimcomofizeram os descendentes de Esaú, quehabitam em Seir, e os moabitas, quehabitam em Ar, atéque eu atravesse o Jordãopara a terraque o SENHOR, nossoDeus, nos dá.
30MasSiom, rei de Hesbom, nãoquisnosdeixarpassarporsuaterra, porque o SENHORteuDeustornouseuespíritoteimoso e lheendureceu o coração, paraentregá-lo nastuasmãos, comohoje se vê.
32EntãoSiomveio ao nossoencontrocomtodo o seupovo, paracombater em Jaza;33 e o SENHOR, nossoDeus, o entregou a nós; e o ferimos, juntamentecomseusfilhos e todo o seupovo.
34Naqueletempo, conquistamostodas as suascidades, e matamostodos, homens, mulheres e crianças, nãodeixandosobreviventealgum;35levamosapenas o gadoparanós, juntamentecom o despojodascidadesquehavíamosconquistado.
36DesdeAroer, queestá na margem do vale do Arnom, e desde a cidadequeestá no vale, atéGileade, nãohouvecidadealta o bastanteparaescapar de nós; o SENHOR, nossoDeus, nosentregoutudo.
37Somente à terradosamonitasnãochegastes; nem a partealguma da margem do ribeiro de Jaboque, nem a cidadealguma da regiãomontanhosa, nem a coisaalgumaque o SENHOR, nossoDeus, haviaproibido.
Nenhum comentário ainda.