2Porisso o reiconvocou os magos, os encantadores, os feiticeiros e os astrólogosparaquelhedissessem o queelehaviasonhado. Quandoelesvieram e se apresentaram ao rei,3estelhesdisse: “Tive um sonhoque me perturba e querosaber o quesignifica ”.
5 O reirespondeuaosastrólogos: “Esta é a minhadecisão: se vocêsnão me disseremqualfoi o meusonho e não o interpretarem, fareiquevocêssejamcortados em pedaços e que as suascasas se tornemmontes de entulho.
6Mas, se me revelarem o sonho e o interpretarem, eu darei a vocêspresentes, recompensas e grandeshonrarias. Portanto, revelem-me o sonho e a suainterpretação”.
9 Se não me contarem o sonho, todosvocêsreceberão a mesmasentença; poisvocêscombinaramenganar-me commentiras, esperandoque a situaçãomudasse. Contem-me o sonho, e sabereiquevocêssãocapazes de interpretá-lo paramim”.
10 Os astrólogosresponderam ao rei: “Não há homem na terraquepossafazer o que o reiestápedindo! Nenhumrei, pormaior e maispoderosoquetenhasido, chegou a pedirumacoisadessas a nenhummago, encantador ou astrólogo.
17Danielvoltouparacasa, contou o problemaaosseusamigosHananias, Misael e Azarias,18 e lhespediuquerogassem ao Deusdoscéusquetivessemisericórdiaacercadessemistério, paraqueele e seusamigosnãofossemexecutadoscom os outrossábios da Babilônia.
19Então o mistériofoirevelado a Daniel de noite, numavisão. Daniellouvou o Deusdoscéus20 e disse: “Louvadoseja o nome de Deusparatodo o sempre; a sabedoria e o poder a elepertencem.
24EntãoDanielfoifalarcomArioque, a quem o reitinhadesignadoparaexecutar os sábios da Babilônia, e lhedisse: “Nãoexecute os sábios. Leve-me ao rei, e eu interpretareiparaele o sonhoqueteve”.
27Danielrespondeu: “Nenhumsábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistériosobre o qualeleperguntou,28masexiste um Deusnoscéusquerevela os mistérios. Elemostrou ao reiNabucodonosor o queaconteceránosúltimosdias. O sonho e as visõesquepassaramportuamentequandoestavasdeitadoforam os seguintes:29 “Quandoestavasdeitado, ó rei, tuamente se voltoupara as coisasfuturas, e aquelequerevela os mistérios te mostrou o quevaiacontecer.
30Quanto a mim, essemistérionão me foireveladoporque eu tenhamaissabedoria do que os outroshomens, masparaque tu, ó rei, saibas a interpretação e entendas o quepassoupelatuamente.
32 A cabeça da estátuaerafeita de ouropuro; o peito e o braçoeram de prata; o ventre e os quadriseram de bronze;33 as pernaseram de ferro; e os péseram em parte de ferro e em parte de barro.
35Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouroforamdespedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eiradurante o verão. O vento os levousemdeixarvestígio. Mas a pedraqueatingiu a estátuatornou-se umamontanha e encheu a terratoda.
37 Tu, ó rei, és rei de reis. O Deusdoscéusconcedeu-te domínio, poder, força e glória;38nastuasmãoselepôs a humanidade, os animaisselvagens e as aves do céu. Ondequerquevivam, elefez de ti o governantedelestodos. Tu és a cabeça de ouro.
40Finalmente, haverá um quartoreino, fortecomo o ferro, pois o ferroquebra e destróitudo; e assimcomo o ferrodespedaçatudo, tambémeledestruirá e quebrarátodos os outros.
41Comoviste, os pés e os dedoseram em parte de barro e em parte de ferro. Issoquerdizerqueesseserá um reinodividido, masaindaassimterá um pouco da força do ferro, emboratenhasvistoferromisturadocombarro.
43 E, comoviste, o ferroestavamisturadocom o barro. Issosignificaque se farãoaliançaspolíticaspormeio de casamentos, mas a uniãodecorrentedessasaliançasnão se firmará, assimcomo o ferronão se misturacom o barro.
44 “Na épocadessesreis, o Deusdoscéusestabelecerá um reinoquejamaisserádestruído e quenuncaserádominadopornenhumoutropovo. Destruirátodos os reinosdaquelesreis e os exterminará, masessereinoduraráparasempre.
45Esse é o significado da visão da pedraque se soltou de umamontanha, semauxílio de mãos, pedraqueesmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. “O Deuspoderosomostrou ao rei o queacontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”.
47 O reidisse a Daniel: “Não há dúvida de que o seuDeus é o Deusdosdeuses, o Senhordosreis e aquelequerevela os mistérios, poisvocêconseguiurevelaressemistério”.
48Assim o reipôsDanielnumaltocargo e o cobriu de presentes. Ele o designougovernante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província.
49Alémdisso, a pedido de Daniel, o reinomeouSadraque, Mesaque e Abede-Negoadministradores da província da Babilônia, enquanto o próprioDanielpermanecia na corte do rei.
Nenhum comentário ainda.