2Então o reimandouchamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, paraquelhedissessem o queelehaviasonhado. Elesvieram e se apresentaramdiante do rei.
5Mas o reirespondeuaoscaldeus: — Umacoisa é certa: se não me contarem o sonho e a suainterpretação, vocêsserãodespedaçados, e as casas de vocêsserãoreduzidas a ruínas.
6Mas, se me contarem o sonho e a suainterpretação, vocêsreceberão de mimdádivas, prêmios e grandeshonras. Portanto, contem-me o sonho e a suainterpretação.
8 O reirespondeu: — Bemperceboquevocêsestãoquerendoganhartempo, porquesabemque o que eu disseestáresolvido,9isto é, se não me contarem o sonho, todosvocêsreceberão a mesmasentença. Vocêscombinaramdizerpalavrasmentirosas e perversas na minhapresença, esperandoque a situaçãomude. Portanto, contem-me o sonho, e sabereiquevocêspodem me dar a interpretação.
10 Os caldeusresponderam na presença do rei: — Não há nenhummortalsobre a face da terraquepossafazer o que o reiexige. Nuncahouve um rei, pormaior e maispoderosoquefosse, quetenhaexigidosemelhantecoisa de um mago, encantador ou caldeu.
17EntãoDanielfoiparacasa e explicou a situação a Hananias, Misael e Azarias, seuscompanheiros,18paraquepedissemmisericórdia ao Deus do céusobreestemistério, a fim de queDaniel e os seuscompanheirosnãofossemmortoscom o restodossábios da Babilônia.
19Então o mistériofoirevelado a Danielnumavisão de noite. Danielbendisse o Deus do céu,20dizendo: “Benditoseja o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porquedele é a sabedoria e o poder!
23 Ó Deus de meuspais, eu te agradeço e te louvo, porque me destesabedoria e poder, e agora me revelaste o que te pedimos, porquenosfizestesaberestecaso do rei.”
24Porisso, DanielfoifalarcomArioque, a quem o reitinhaencarregado de exterminar os sábios da Babilônia. Danielentrou e lhedisse: — Nãomate os sábios da Babilônia! Leve-me à presença do rei, e revelarei ao rei a interpretação.
28Mas há um Deus no céu, querevela os mistérios, poisfezsaber ao reiNabucodonosor o quevaiacontecernosúltimosdias. O sonho e as visõesque o senhorteve, quandoestava em suacama, sãoestes:29 — Quando o senhor, ó rei, estava na suacama, surgiram em suamentepensamentos a respeito do quevaiacontecer no futuro. Deus, querevela os mistérios, revelou ao senhor o quevaiacontecer.
30Quanto a mim, estemistério me foirevelado, nãoporqueexista em mimmaissabedoria do que em todos os outroshomens, masparaque a interpretaçãofosserevelada ao rei, e paraqueeleentenda o quepassoupelasuamente.
31 — O senhor, ó rei, estavaolhando e viuumagrandeestátua. Esta, queeraimensa e de extraordinárioesplendor, estava em pé, bem na suafrente; e a aparênciadelaeraterrível.
32 A cabeçaera de ouropuro, o peito e os braçoseram de prata, o ventre e os quadriseram de bronze;33 as pernaseram de ferro, e os péseram em parte de ferro e em parte de barro.
35 O ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouroforamdespedaçados no mesmoinstante, e se fizeramcomo a palhadaseiras no verão. O vento os levou, e delesnão se viumaisnenhumvestígio. Mas a pedraqueatingiu a estátua se tornouumagrandemontanha, queencheutoda a terra.
37 O senhor, ó rei, que é rei de reis, a quem o Deus do céuconferiu o reino, o poder, a força e a glória;38 em cujasmãosforamentregues os filhosdoshomens, ondequerqueeleshabitem, e os animais do campo e as aves do céu, paraquedominassesobretodoseles, o senhor, ó rei, é a cabeça de ouro.
40 O quartoreinoseráfortecomo o ferro; pois o ferroquebra e despedaçatudo; como o ferroquebratodas as coisas, assimessereinofará em pedaços e destruirátodos os outros.
41 — Quantoaospés e aosdedosdospésque o senhorviu, queeram em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, istosignificaqueesseserá um reinodividido. Contudo, haveránelealgumacoisa da firmeza do ferro, porque o senhorviu o ferromisturadocombarro.
43Quanto ao ferromisturadocom o barroque o senhorviu, istosignificaqueprocurarão se misturarpormeio de casamentos, masnão se ligarão um ao outro, assimcomo o ferronão se misturacom o barro.
44Mas, nosdiasdessesreis, o Deus do céulevantará um reinoquejamaisserádestruído e quenãopassará a outropovo. Essereinodespedaçará e consumirátodosessesoutrosreinos, maselemesmosubsistiráparasempre,45assimcomo o reiviuque do montefoicortadaumapedra, semauxílio de mãoshumanas, e eladespedaçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O GrandeDeusrevelou ao rei o quevaiacontecer no futuro. Certo é o sonho, e fiel é a suainterpretação.
47 O reidisse a Daniel: — Certamente o Deusquevocêsadoram é o Deusdosdeuses e o Senhordosreis. Ele é quemrevela os mistérios, poisvocêfoicapaz de revelarestemistério.
48Então o reiengrandeceuDaniel e lhedeumuitos e grandespresentes. Ele o pôscomogovernador de toda a província da Babilônia. Também o fezchefesupremo de todos os sábios da Babilônia.
Nenhum comentário ainda.