2EntãoEliasdisse ao seucompanheiroEliseu: “Fiquevocêaqui em Gilgal, porque o SENHOR me mandou ir a Betel”. Eliseu, porém, respondeu: “Juropelonome do SENHOR e porsuavidaquenão o deixarei ir só”. E assimseguiramjuntosparaBetel.
3 Ao chegarem em Betel, os discípulosdosprofetasforam ao encontro de Eliseu e lheperguntaram: “Eliseu, vocêsabeque o SENHORvailevarhoje o seumestreEliaspara o céu?” “Sim, eu sei” respondeuEliseu, “masnão é precisofalarmaisnesseassunto”.
4EntãoEliasdisse a Eliseu: “Fiqueaqui em Betel, Eliseu, pois o SENHOR me mandou ir a Jericó”. E de novoEliseurespondeu: “Juropelonome do SENHOR e porsuavidaquenão o deixarei ir só”. E assimseguiramjuntosparaJericó.
5 Em Jericó os discípulosdosprofetasforam ao encontro de Eliseu, e lheperguntaram: “Eliseu, vocêsabeque o SENHORvailevarhoje o seumestreEliaspara o céu?” “Sim, eu sei”, respondeuEliseu, “masnão é precisomaisfalarnesseassunto!”
6 E Eliasvoltou a falar a Eliseu: “Eliseu, fiqueaqui em Jericó; o SENHOR me mandou ir até o rioJordão”. Eliseurespondeu: “Juropelonome do SENHOR e porsuavidaquenão o deixarei ir só!” E assimforamjuntos.
9Quandochegaram à outramargem do rio, Eliasdisse a Eliseu: “Quepossofazerporvocêantes de serlevadoparalonge?” Eliseurespondeu: “Dá-me porçãodobrada do seuespíritosobremim”.
10 “Você me fez um pedidodifícil, Eliseu”, disseElias; “entretanto, se vocêpresenciar o momentoquando eu forseparado de você, o seupedidoseráatendido; casocontrário, nãoseráatendido”.
11Elescontinuaramandando e conversando, e, de repente, surgiu um carro de fogo, puxadoporcavalos de fogo, e separou os dois; e Eliasfoilevado ao céunumredemoinho.
12QuandoEliseuviuisso, gritou: “Meupai! Meupai! O senhorsemprefoicomo os carros de guerra de Israel e seuscavaleiros!” E olhandopara o céu já nãopodiamais vê-lo; entãopegousuasvestes e as rasgou em duaspartes.
14 Lá chegando, bateunaságuascom o manto, e gritou: “Ondeestá o SENHOR, o Deus de Elias?” Quandobateunaságuas, elas se separaram, formando um caminhoporondeEliseupassou a secopara a outramargem!
15Quando os discípulosdosprofetas de Jericó, queolhavam de longe, viram o queaconteceu, exclamaram: “O espíritoprofético de EliasficoucomEliseu!” E foram ao encontro de Eliseu, curvaram-se diantedele e disseram:16 “Eliseu, nós, seusservos, temoscinquentahomensvalentes. Elespodemprocurar o seumestre. Quemsabe se o Espírito do SENHOR o levou e deixou em algummonte ou em algumvale?” “Nãomandemninguém”, respondeuEliseu.
17Mas os homenstornaram a pedir a Eliseuque os deixasse ir. Eliseu, diante de tantainsistência, nãoteveoutrojeitosenãodeixarquefossem. E os cinquentahomensprocuraramporEliasdurantetrêsdias, semresultado.
19 Um grupoformadodasautoridadeslocaisfoiprocurarEliseu e lhedisseram: “Temos um problema. Nossacidade, como vê, estábemlocalizada; porémsuaáguanão é boa e a terra é estéril.
21Eliseu, tomando o prato de sal, foiaté a fonte e alidespejou o sal, dizendo: “Assimdiz o SENHOR: ‘Purifiqueiestaágua. Elanãocausarámaismortesnemdeixará a terraimprodutiva’ ”.
23Eliseusaiu de Jericó e foiparaBetel. Na estradaencontrou-se comalgunsjovensquevinham da cidade. Elescomeçaram a zombardele, gritando: “Olha o careca! Olha o careca!”.
24Eliseu, olhandoparatrás, os amaldiçoou em nome do SENHOR. Imediatamente, duasursasferozessaíram do bosque e despedaçaramquarenta e doisdaquelesjovens.
Nenhum comentário ainda.