2 E Eliasdisse a Eliseu: — Fiqueaqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. MasEliseudisse: — Tãocertocomovive o SENHOR, e comovocêvive, não o deixarei ir sozinho. E, assim, foramatéBetel.
3 Os discípulosdosprofetasqueestavam em Betelsaíram ao encontro de Eliseu e lheperguntaram: — Vocêsabiaquehoje o SENHORlevará o seumestre, elevando-o porsobre a suacabeça? Elerespondeu: — Sim, também eu já sei. Masnãodigamnada.
4EntãoEliasdisse a Eliseu: — Fiqueaqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. MasEliseudisse: — Tãocertocomovive o SENHOR, e comovocêvive, não o deixarei ir sozinho. E, assim, foram a Jericó.
5Então os discípulosdosprofetasqueestavam em Jericó se aproximaram de Eliseu e lheperguntaram: — Vocêsabiaquehoje o SENHORlevará o seumestre, elevando-o porsobre a suacabeça? Elerespondeu: — Sim, também eu já sei. Masnãodigamnada.
6MaisumavezEliasdisse a Eliseu: — Fiqueaqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. MasEliseudisse: — Tãocertocomovive o SENHOR, e comovocêvive, não o deixarei ir sozinho. E, assim, os doisforamjuntos.
9Quandoelestinhampassado o Jordão, Eliasdisse a Eliseu: — Diga o quevocêquerque eu façaporvocê, antesque eu sejalevadoembora. Eliseudisse: — Queroreceberporherançaporçãodobrada do seuespírito.
12 Ao verisso, Eliseugritou: — Meupai, meupai! Carros de Israel e seuscavaleiros! E nuncamaiseleviuElias. E, pegando a suaprópriaroupa, rasgou-a em duaspartes.
14Pegou o manto de Elias, quehaviacaído, bateucomelenaságuas e disse: — Ondeestá o SENHOR, Deus de Elias? Quandoelebateunaságuas, elas se dividirampara os doislados, e Eliseupassou.
15 Os discípulosdosprofetasqueestavamdefronte, em Jericó, viramisso e disseram: — O espírito de EliasrepousasobreEliseu. Foram ao encontro de Eliseu e se prostraramdiantedele em terra.
16 E disseram a Eliseu: — Eisqueentre os seusservos há cinquentahomensvalentes. Deixe-os ir em procura do seumestre. Podeserque o Espírito do SENHOR o tenhalevado e lançado em algumdosmontes ou em algumdosvales. Porémelerespondeu: — Não! Nãomandemninguém.
17Maselesinsistiramcomele, atéque, constrangido, lhesdisse: — Podemenviar os homens. E enviaramcinquentahomens, que o procuraramdurantetrêsdias, porémnão o acharam.
21EntãoEliseufoiaté a fonte e jogou o sal na água. E disse: — Assimdiz o SENHOR: “Torneisaudávelestaágua; elanãoserámaiscausa de mortenem de esterilidade.”
23EntãoEliseupartiudalipara ir a Betel. Estandoele a caminho, unsrapazinhossaíram da cidade, e zombavamdele, dizendo: — Suba, seucareca! Suba, seucareca!
Nenhum comentário ainda.