1EntãoAnaorouassim: O SENHORDeusencheu o meucoração de alegria; porcausa do queelefez, eu ando de cabeçaerguida. Estourindodosmeusinimigos e me sintofeliz, poisDeus me ajudou.
5 Os queantesestavamfartosagora se empregamparaganharcomida, mas os quetinhamfomeagoraestãosatisfeitos. A mulherquenãopodiaterfilhosdeu à luzsetefilhos, mas a quepossuíamuitosfilhosficousemnenhum.
8Deuslevanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados. Elefazcomque os pobressejamcompanheirosdospríncipes e os põe em lugares de honra. Os alicerces da terrasão de Deus, o SENHOR; eleconstruiu o mundosobreeles.
10 Os inimigos de Deus, o SENHOR, serãodestruídos; eletrovejará do céucontraeles. O SENHORjulgará o mundointeiro; eledarápoder ao seurei e dará a vitória a essereiqueeleescolheu.
13Elesnãoobedeciamaosregulamentos a respeitodaquiloque os sacerdotestinham o direito de exigir do povo. Quando um homemestavaoferecendo o seusacrifício, o ajudante do sacerdotevinhacom um garfo de trêsdentes. E, enquanto a carneestavacozinhando,14eleenfiava o garfodentro da panela, e tudo o que o garfotiravaficavasendo do sacerdote. Eracostumefazerissotodas as vezesque um israelita ia a Silóparaoferecersacrifícios.
15Mas, antesmesmo de a gordurasertirada da carne e queimada, os filhos de Elimandavamque o ajudante do sacerdotefosse e dissesse a quemestavaoferecendo o sacrifício: “Me entregue um pedaço de carnepara o sacerdoteassar. Elenãovaiaceitar de vocêcarnecozida, mas só carnecrua.”
16 E, se o homemrespondia: “Deixeque a gorduraqueimeprimeiro, depoisvocêpodetirar o quequiser”, o ajudante do sacerdotedizia: “Não. Entreguelogoessacarne. Se não, eu a tomarei à força.”
20EntãoEliabençoavaElcana e a suamulher e dizia: — Que o SENHORDeus dê a você e a Ana, a suamulher, outrosfilhosparatomarem o lugar do quefoidedicado a ele! Depoiselesvoltavamparacasa.
22Eli já estavamuitovelho. Eleouviafalar de tudo o que os seusfilhosfaziamaosisraelitas e tambémqueelesestavamtendorelaçõescom as mulheresquetrabalhavam na entrada da TendaSagrada.
25 Se umapessoapecacontraoutra, o SENHORpodedefendê-la. MasquempodedefenderaquelequepecacontraDeus? Maselesnãoouviram o pai, pois o SENHORhaviaresolvidomatá-los.
27Então um profetaprocurouEli e lhedeuestamensagem de Deus, o SENHOR: — Eu me revelei ao seuantepassadoArãoquandoele e a suafamíliaeramescravos no Egito.
28Vocêsabeque eu os escolhi, entretodas as tribos de Israel, paraseremmeussacerdotes, servirem no altar, queimaremincenso e usarem o mantosacerdotal na minhapresença. E dei a eles o direito de ficaremcomumapartedossacrifíciosqueimados no altar.
29Porque é quevocêsolhamcomtantaganânciapara os sacrifícios e ofertasque eu ordeneique me fossemfeitos? Eli, porquevocêhonra os seusfilhosmais do que a mim, deixandoqueelesengordem, comendo a melhorparte de todos os sacrifíciosque o meupovo me oferece?
30 Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, prometi no passadoque a suafamília e os seusdescendentes me serviriamparasemprecomosacerdotes. Masagora eu digoqueissonãovaicontinuar. Poisrespeitarei os que me respeitam, masdesprezarei os que me desprezam.
33Deixareivivoapenas um dosseusdescendentes, queserámeusacerdote. Maseleficarácego e perderátoda a esperança. E todos os seusoutrosdescendentesmorrerão de morteviolenta.
36 E todos os outrosdescendentes de vocêque, poracaso, ficaremcomvidaterão de se curvardiante do reiparapedirdinheiro e comida e implorarãoparaajudar os sacerdotes, a fim de teremalgumacoisaparacomer.
Nenhum comentário ainda.