1EntãoAnafez a seguinteoração: “Quanto me alegro no SENHOR! Quantaforça e bênçãoele me temdado! Agoratenhoumarespostapara os meusinimigos, porque me alegro na suasalvação!
5 Os quetinhammuito, agorapassamfome; Os quepassavamfome, agoratêmalimento. A mulherquenãotinhafilhos, agoratemsete; aquelaquetinhamuitosfilhos, agoranãotemmais!
8 Do pó elelevanta o necessitado. Sim, de um monte de cinzaseleexalta o pobre, e o tratacomopríncipe, e o fazsentarnumlugar de honra. Porquetoda a terra é do SENHOR; elepõeordem no mundo.
10 Os quelutamcontra o SENHORserãohumilhados; do céu o SENHORtrovejacontraeles. Elejulgaaté os confins da terra. Eledarágrandeforça ao seurei, e darágrandeglória ao seuungido”.
13Estavamacostumados a mandar um empregadoficaraliporperto, e quandoalguémofereciasacrifício, o empregadovinhacom um garfogrande, de trêsdentes,14 e enquanto a carneestavacozinhando, colocava o garfo na panela ou travessa, e o sacerdoteficavacomtudo o quevinha no garfo. Eraassimqueelestratavamtodos os israelitasquevinham a Siló.
15 Às vezes o empregadovinhaantesmesmo de queimarem a gordurasobre o altar, e dizia ao homemqueestavaoferecendo o sacrifício: “Me entregue um pedaço da carnepara o sacerdoteassar; elenãoaceitará de você a carnecozida; ele a quercrua”.
16 Se o homemqueoferecia o sacrifíciorespondesse: “Levequantoquiser, masprimeiro é precisoqueimar a gordura” (conforme a Leimanda), então o empregadorespondia: “Não. Ou você me entrega a carneagora, ou eu mesmo a tomo à força”.
22Eli já estavamuitovelho, maselesabia o queseusfilhosfaziam a todo o Israel e comoconquistavam e tinhamrelaçõescom as mulheresqueprestavamserviço à entrada do Tabernáculo.
25Quando um homempecarcontraoutrohomem, os juízes o julgarão; mas se o homempecarcontra o SENHOR, quemintercederáporele?” Porém, seusfilhosnãoderamatenção ao queelelhesdizia, porque o SENHOR já tinhadecididomatá-los.
27 Um diaveio a Eli um homem de Deuscomesterecado da parte do SENHOR: “Poracasonãomanifesteiclaramente o meupoder à família de seupaiquandoeleseramescravos no Egito, sob o domínio do faraó?
28NãoescolhiseupaiLevi, entretodas as tribos de Israel, paraser o meusacerdote e sacrificarsobre o meualtar, queimarincenso e usar um mantosacerdotalquandoestivesseprestandoserviçodiante de mim? E nãodei à família de seupai, os sacerdotes, as ofertasqueimadastrazidaspelopovo?
29Porque, então, vocêssãotãogananciosos e queremtodas as ofertasquesãotrazidas a mim? Porquevocê, Eli, temhonradomais a seusfilhos do que a mim, poisvocê e elesengordaramcomendo o melhordasofertasfeitasporIsrael, o meupovo?”
30 “Portanto, eu, o SENHOR, o Deus de Israel, declaroqueemboratenhaprometidoque a suafamília, da tribo de Levi, sempreseria a famíliadosmeussacerdotes, agoravejoque é impossívelpermitirquecontinuem a fazer o quefazem. Honrareiaquelesque me honram, e desprezareiaquelesque me desprezam.
31Acabareicom a suafamília, de modoqueelanão me prestarámaisserviçocomosacerdotes. Cadamembro da suafamíliamorreráantes do tempo. Ninguémchegará a envelhecer.
32Vocêteráinveja da prosperidadequedarei ao meupovo. Masvocê e suafamíliaestarão em aflição e necessidade na casa de Deus e ninguém da suacasaficarávelho.
33 E todos os descendentesquesobreviverem, que eu nãoeliminar do meualtar, viverão em tristeza e angústia; e seusfilhosmorrerãoquandoestiveremcomtoda a força.
35Entãofareisurgir um sacerdotefielqueestará a meuserviço e agirá de acordocom o meucoração e a minhamente. Abençoarei os seusdescendentesparasempre, e eleservirásemprediante do meureiungido.
36Então, todos os seusdescendentes se curvarãodiantedele, mendigandodinheiro e alimento. ‘Porfavor’, elesimplorarão, ‘arranje-me um trabalhoentre os sacerdotes, de maneiraque eu tenhapelomenos o quecomer’ ”.
Nenhum comentário ainda.