1EntãoAnaorouassim: O meucoraçãoexulta no SENHOR. A minhaforçaestáexaltada no SENHOR. A minhaboca se ri dosmeusinimigos, porque me alegro na tuasalvação.
3Nãomultipliquempalavras de orgulho; quenãosaiampalavrasarrogantes da boca de vocês. Porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e elepesa na suabalançatodos os feitosdaspessoas.
5 Os queantesestavamfartoshojetrabalhampelacomida, mas os queandavamfamintosnãotêmmaisfome. Até a mulherestériltemsetefilhos, e a quetinhamuitosfilhosperde o vigor.
8Levanta o pobre do pó e tira o necessitado do monte de lixo, para o fazerassentar ao lado de príncipes, para o fazerherdar o trono de glória. Porque do SENHORsão as colunas da terra, e elefirmou o mundosobreelas.
10 O SENHORdestrói os seusinimigos; doscéustrovejacontraeles. O SENHORjulga as extremidades da terra, dá força ao seurei e exalta o poder do seuungido.
13 O costumedessessacerdotescom o povoeraeste: quandoalguémoferecia um sacrifício, o servo do sacerdotevinhacom um garfo de trêsdentes na mão e, enquanto a carneestavacozinhando,14enfiava o garfo na caldeira, na panela, no caldeirão ou na marmita, e tudo o que o garfotirava o sacerdotepegavapara si. Assim se fazia a todo o Israelque ia ali, a Siló.
15Tambémantes de se queimar a gordura, o servo do sacerdotevinha e dizia ao homemqueestavaoferecendo o sacrifício: “Dê um pedaçodestacarnepara o sacerdoteassar. Elenãoaceitará de vocêcarnecozida, masapenascrua.”
16 Se o ofertantelherespondia: “Deixequeprimeiroqueime a gordura, depoisvocêpodepegar o quantoquiser”, o servo do sacerdotedizia: “Não. Vocêtem de entregaressacarneagora. Se não, eu a pegarei à força.”
20EliabençoavaElcana e a suamulher e dizia: — Que o SENHOR dê a vocêfilhosdestamulher, em lugar do filhoquedevolveu ao SENHOR. E voltavampara a suacasa.
22Eli já eramuitovelho e ouviatudo o que os seusfilhosfaziam a todo o Israel e de como se deitavamcom as mulheresqueserviam à porta da tenda do encontro.
25 Se um homempecarcontra o seupróximo, Deusserá o árbitro. Mas, se elepecarcontra o SENHOR, quemintercederáporele? Maselesnãoouviram a voz de seupai, porque o SENHOR os queriamatar.
27 Um homem de Deusveio a Eli e disse: — Assimdiz o SENHOR: “Poracasonão me manifestei à casa de seupai, quando os israelitasaindaestavam no Egito, na casa de Faraó?
28 Eu o escolhidentretodas as tribos de Israelparaser o meusacerdote, parasubir ao meualtar, paraqueimar o incenso e parausar a estolasacerdotaldiante de mim. E dei à casa de seupaitodas as ofertasqueimadasdosfilhos de Israel.
29Porquetratamcomdesprezo os meussacrifícios e as minhasofertas de cereais, queordeneique se fizessem na minhamorada? E, você, porquehonra os seusfilhosmais do que a mim, paraquevocê e elesengordemcom as melhorespartes de todas as ofertas do meupovo de Israel?”
30 — Portanto, o SENHOR, o Deus de Israel, diz: “Na verdade, eu prometique a suacasa e a casa de seupaiandariamdiante de mimparasempre. Masagora o SENHORdiz: Longe de mimtalcoisa, porquehonrareiaquelesque me honram, porémdesprezarei os que me desprezam.
33 O homem, porém, da sualinhagem a quem eu nãoafastar do meualtarserápoupadoapenasparalheconsumir os olhos e lheentristecer a alma. E todos os descendentes da suacasamorrerão na flor da idade.
35Entãosuscitareiparamim um sacerdotefiel, quefarásegundo o quetenho no coração e na mente. Eu lheedificareiumacasaestável, e eleandarádiante do meuungidoparasempre.
36 E todoaquelequerestar da suacasavirá a inclinar-se diantedele, paraobterumamoeda de prata e um bocado de pão. E dirá: ‘Peçoquevocê me dê um doscargossacerdotais, paraque eu tenha um pedaço de pãoparacomer.’”
Nenhum comentário ainda.