2Haviaali um homemchamadoZaqueu, queerachefedospublicanos e rico;3esteprocuravaverquemeraJesus, porémnão o podiaconseguirporcausa da multidão, porqueera de baixaestatura.
8Zaqueu, levantando-se, disse a Jesus: Senhor, voudar a metadedosmeusbensaospobres e, se em algumacoisadefraudei a alguém, lhorestituireiquadruplicado.
9Disse-lheJesus: Hoje, entrou a salvaçãonestacasa, porquantoestetambém é filho de Abraão;10porque o Filho do Homemveiobuscar e salvar o que se haviaperdido.
11Ouvindoelesisso, prosseguiuJesus e propôsumaparábola, vistoestareleperto de Jerusalém e pensaremelesque o reino de Deushavia de manifestar-se imediatamente.
20Veiooutro, dizendo: Senhor, eis a tuamina, quetiveguardada em um lenço;21pois eu tinhamedo de ti, porque és homemsevero, tiras o quenãopuseste e ceifas o quenãosemeaste.
22Respondeu-lhe: Servomau, pelatuaboca eu te julgarei. Sabiasquesouhomemsevero, quetiro o quenãopus e ceifo o quenãosemeei;23porque, pois, nãopuseste o meudinheiro no banco? E, então, na minhavinda, o teriaexigidocomjuros.
29 Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao montechamadoOlival, envioudois de seusdiscípulos,30dizendo-lhes: Ide à aldeiaqueestádefronte de vós e, ao entrarali, achareispreso um jumentinhoquenuncafoimontado; desprendei-o e trazei-o.
37Quandoele já ia chegando à descida do montedasOliveiras, toda a multidãodosdiscípuloscomeçou, jubilosa, a louvar a Deus em altasvozesportodos os milagresquetinhavisto,38dizendo: Bendito é o Reiquevem em nome do Senhor! Paz no céu e glórianasmaioresalturas!
41QuandoJesus já estavaperto, ao ver a cidade, chorousobreela,42dizendo: Ah! Se tu conhecerasaindahoje o que te podetrazer a paz! Masissoestáagoraocultoaosteusolhos.
43Poissobre ti virãodias, em que os teusinimigoslevantarãotrincheiras em redor de ti, te cercarão e te apertarão de todos os lados44 e te derribarão a ti bemcomo a teusfilhosqueestiveremdentro de ti; e nãodeixarão em ti pedrasobrepedra, porquenãoconheceste o tempo da tuavisitação.
45Tendoentrado no templo, começou a expulsar os quealivendiam,46dizendo-lhes: Estáescrito: A minhacasaserácasa de oração, masvós a fizestes um covil de salteadores.
47Todos os diasensinava no templo; mas os principaissacerdotes, os escribas e os principaisentre o povoprocuravamtirar-lhe a vida48 e nãosabiam o quehaviam de fazer; poistodo o povo o escutavacommuitaatenção.
Nenhum comentário ainda.