6 Ao verem-no, os chefesdossacerdotes e os guardasgritaram: “Crucifica-o! Crucifica-o!” MasPilatoscontestou-os dizendo: “Levai-o vósoutros e crucificai-o. Pois eu nãoencontroneleculpaalguma.”
8Entretanto, ao ouviressaalegação, Pilatosficouaindamaisatemorizado,9 e, voltandoparadentro do Pretório, interrogou a Jesus: “De ondevens tu?” Todavia, Jesusnãolhedeuqualquerresposta.
11 Ao queJesuslheafirmou: “Nãoteriasqualquerpodersobremim, se não te fossedado de cima. Porisso, aqueleque me entregou a ti é culpado de um pecadoaindamaior.”
12Dessemomento em diante, PilatosprocuroulibertarJesus, mas os judeus o ameaçaramexclamando: “Se deixaresessehomem em liberdade, não és amigo de César; poistodoaqueleque se fazrei é contraCésar.”
13QuandoPilatosouviuesseclamordosjudeus, trouxeJesusparafora, no tribunal, e sentou-se no trono do juiz, em um lugarconhecidocomoPavimento de Pedra, mas em aramaico é Gábata.
14 E esseera o Dia da Preparação, a sexta-feira da semana da Páscoa, porvolta da horasexta, quando, então, Pilatosdeclarouaosjudeus: “Eisaqui o vossorei!”
15Elesporém, exclamavam: “À morte! À morte! Crucifica-o!” Então, Pilatoslhesperguntou: “Devocrucificar o vossorei?” E os chefesdossacerdoteslheresponderam: “Nãotemosrei, senãoCésar!”
17 E assim, carregandosuaprópriacruz, Jesussaiupara um lugarchamadoCalvário, Gólgota em aramaico,18onde o crucificaram, e comEleoutrosdois, um de cadalado, e Jesus no centro.
20Muitosdosjudeusleram a placa de Jesus, pois o lugar em queElefoicrucificadoficavapróximo da cidade, e a placaestavaescrita em aramaico, latim e grego.
23ApóshavercrucificadoJesus, os soldadostomaram-lhe as vestes e as dividiram em quatropartes, umaparacada um deles, sobrando a túnica. Esta, entretanto, erasemcostura, tecidanumaúnicapeça, de alto a baixo.
24Comentaram, assim, unscom os outros: “Nãoconvémrasgá-la, masvamosdecidir, porsorteio, quemficarácomela.” Issoaconteceuparaque se cumprisse a Escritura ao declarar: “Dividiram as minhasvestesentre si, e tiraramsortespelaminhatúnica.” E assimprocederam os soldados.
29Próximohavia um cântarocheio de vinagre; entãoembeberamumaesponjacomvinagre, a colocaram na ponta de umavara de hissopo, e a ergueramaté à boca de Jesus.
31 E, porqueera o Dia da Preparação da Páscoa, véspera de um Sábadoespecialmentesagrado, os judeusnãoadmitiamque os corposficassem na cruzdurante o sábado. Pediram, então, a Pilatosquemandassequebrar as pernasdoscrucificados e retirarseuscorpos.
35 E aqueleque a issopresenciou, dissodeuseutestemunho; e o seudepoimento é verdadeiro. Poiseleestáconsciente de queestárelatando a verdadeparaquetambémvóscreiais.
38Algumtempomaistarde, José de Arimateia, queera um discípulo de Jesus, aindaquesecretamente, porcausa do medoquetinhadosjudeus, rogou a Pilatosquelhepermitissetirar o corpo de Jesus. E Pilatosconcedeu a elepermissão. EntãoJosé de Arimateiaveio e retirou o corpo de Jesus.
Nenhum comentário ainda.