1 À tardechegaram os doisanjos a Sodoma. Ló estavasentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra,2 e disse: Eisagora, meussenhores, entrai, peço-vos em casa de vossoservo, e passainela a noite, e lavai os pés; de madrugadavoslevantareis e ireisvossocaminho. Responderameles: Não; antes na praçapassaremos a noite.
4Masantesque se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moçoscomo os velhos, sim, todo o povo de todos os lados;5 e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Ondeestão os homensqueentraramestanoite em tuacasa? Traze-os cá fora a nós, paraque os conheçamos.
6Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si,7 e disse: Meusirmãos, rogo-vosquenãoprocedaistãoperversamente;8eisaqui, tenhoduasfilhasqueaindanãoconheceramvarão; eu vo-lastrareiparafora, e lhesfareiscomobemvosparecer: somentenadafaçais a esteshomens, porquantoentraramdebaixo da sombra do meutelhado.
9Eles, porém, disseram: Saidaí. Disserammais: Esseindivíduo, comoestrangeiroveioaquihabitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremosmaismal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se paraarrombar a porta.
10Aqueleshomens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrarparadentro da casa, e fecharam a porta;11 e feriram de cegueira os queestavam do lado de fora, tantopequenoscomograndes, de maneiraquecansaram de procurar a porta.
12Entãodisseram os homens a Ló: Tensmaisalguémaqui? Teugenro, e teusfilhos, e tuasfilhas, e todosquantostens na cidade, tira-os paraforadestelugar;13porquenósvamosdestruirestelugar, porquanto o seuclamor se temavolumadodiante do Senhor, e o Senhornosenviou a destruí-lo.
14Tendosaído Ló, faloucomseusgenros, quehaviam de casarcomsuasfilhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saídestelugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Maselepareceuaosseusgenroscomoquemestavazombando.
16Ele, porém, se demorava; peloque os homenspegaram-lhepelamão a ele, à suamulher, e às suasfilhas, sendo-lhemisericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseramfora da cidade.
17Quando os tinhamtiradoparafora, disse um deles: Escapa-te, salvatuavida; nãoolhesparatrás de ti, nem te detenhas em todaestaplanície; escapa-te lá para o monte, paraquenãopereças.
19Eisqueagora o teuservotemachadograçaaosteusolhos, e tensengrandecido a tuamisericórdiaque a mim me fizeste, salvando-me a vida; mas eu nãopossoescapar-me para o monte; nãosejacaso me apanheantesestemal, e eu morra.
27 E Abraãolevantou-se de madrugada, e foi ao lugarondeestivera em pé diante do Senhor;28 e, contemplandoSodoma e Gomorra e toda a terra da planície, viuquesubia da terrafumaçacomo a de umafornalha.
29Ora, aconteceuque, destruindoDeus as cidades da planície, lembrou-se de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, ao subverteraquelascidades em que Ló habitara.
31Então a primogênitadisse à menor: Nossopai é já velho, e não há varão na terraqueentre a nós, segundo o costume de toda a terra;32vem, demos a nossopaivinho a beber, e deitemo-noscomele, paraqueconservemos a descendência de nossopai.
33Deram, pois, a seupaivinho a bebernaquelanoite; e, entrando a primogênita, deitou-se comseupai; e nãopercebeuelequandoela se deitou, nemquando se levantou.
34 No diaseguintedisse a primogênita à menor: Eisque eu ontem à noite me deiteicommeupai; demos-lhevinho a bebertambémestanoite; e então, entrando tu, deita-te comele, paraqueconservemos a descendência de nossopai.
35Tornaram, pois, a dar a seupaivinho a bebertambémnaquelanoite; e, levantando-se a menor, deitou-se comele; e nãopercebeuelequandoela se deitou, nemquando se levantou.
Nenhum comentário ainda.