1 E VIERAM os doisanjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seuencontro e inclinou-se com o rosto à terra;2 E disse: Eisagora, meussenhores, entrai, peço-vos, em casa de vossoservo, e passainela a noite, e lavai os vossospés; e de madrugadavoslevantareis e ireisvossocaminho. E elesdisseram: Não, antes na ruapassaremos a noite.
6Entãosaiu Ló a eles à porta, e fechou a portaatrás de si,7 E disse: Meusirmãos, rogo-vosquenãofaçaismal;8Eisaqui, duasfilhastenho, queaindanãoconheceramhomens; fora vo-lastrarei, e fareisdelascomobomforaosvossosolhos; somentenadafaçais a esteshomens, porqueporissovieram à sombra do meutelhado.
9Eles, porém, disseram: Saidaí. Disserammais: Comoestrangeiroesteindivíduoveioaquihabitar, e quereriaserjuiz em tudo? Agora te faremosmaismal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se paraarrombar a porta.
10Aqueleshomensporémestenderam as suasmãos e fizeramentrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;11 E feriram de cegueira os homensqueestavam à porta da casa, desde o menoraté ao maior, de maneiraque se cansaramparaachar a porta.
12Entãodisseramaqueleshomens a Ló: Tensalguémmaisaqui? Teugenro, e teusfilhos, e tuasfilhas, e todosquantostensnestacidade, tira-os foradestelugar;13Porquenósvamosdestruirestelugar, porque o seuclamortemaumentadodiante da face do SENHOR, e o SENHORnosenviou a destruí-lo.
14Entãosaiu Ló, e falou a seusgenros, aosquehaviam de tomar as suasfilhas, e disse: Levantai-vos, saídestelugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foitidoporémporzombadoraosolhos de seusgenros.
16Ele, porém, demorava-se, e aqueleshomenslhepegarampelamão, e pelamão de suamulher e de suasduasfilhas, sendo-lhe o SENHORmisericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
17 E aconteceuque, tirando-os fora, disse: Escapa-te portuavida; nãoolhesparatrás de ti, e nãopares em todaestacampina; escapa lá para o monte, paraquenãopereças.
19Eisqueagora o teuservotemachadograçaaosteusolhos, e engrandeceste a tuamisericórdiaque a mim me fizeste, paraguardar a minhaalma em vida; mas eu nãopossoescapar no monte, paraqueporventuranão me apanheestemal, e eu morra.
21 E disse-lhe: Eisaqui, tenho-te aceitadotambémnestenegócio, paranãodestruiraquelacidade, de quefalaste;22Apressa-te, escapa-te paraali; porquenadapodereifazer, enquantonãotiveresalichegado. Porisso se chamou o nome da cidadeZoar.
24Então o SENHORfezchoverenxofre e fogo, do SENHORdesde os céus, sobreSodoma e Gomorra;25 E destruiuaquelascidades e todaaquelacampina, e todos os moradoresdaquelascidades, e o quenascia da terra.
27 E Abraãolevantou-se aquelamesmamanhã, de madrugada, e foiparaaquelelugarondeestiveradiante da face do SENHOR;28 E olhouparaSodoma e Gomorra e paratoda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terrasubia, como a de umafornalha.
29 E aconteceuque, destruindoDeus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubandoaquelascidades em que Ló habitara.
31Então a primogênitadisse à menor: Nossopai já é velho, e não há homem na terraqueentre a nós, segundo o costume de toda a terra;32Vem, demos de bebervinho a nossopai, e deitemo-noscomele, paraque em vidaconservemos a descendência de nossopai.
34 E sucedeu, no outrodia, que a primogênitadisse à menor: Vêsaqui, eu já ontem à noite me deiteicommeupai; demos-lhe de bebervinhotambémestanoite, e entãoentra tu, deita-te comele, paraque em vidaconservemos a descendência de nossopai.
35 E deram de bebervinho a seupaitambémnaquelanoite; e levantou-se a menor, e deitou-se comele; e nãosentiuelequandoela se deitou, nemquando se levantou. 36 E conceberam as duasfilhas de Ló de seupai.
Nenhum comentário ainda.