1Aconteceuque, enquantoApoloestava em Corinto, Paulo, tendopassadopelasregiõesmaisaltas, chegou a Éfeso. Encontrandoalialgunsdiscípulos,2perguntou-lhes: — Vocêsreceberam o EspíritoSantoquandocreram? Ao queelesresponderam: — Pelocontrário, nemmesmoouvimosqueexiste o EspíritoSanto.
9Mascomoalgunsdeles se mostravamteimosos e descrentes, falandomal do Caminhodiante da multidão, Paulo se afastoudeles. E, levandoconsigo os discípulos, passou a falardiariamente na escola de Tirano.
11Deus, pelasmãos de Paulo, faziamilagresextraordinários,12 a ponto de levaremaosenfermoslenços e aventais do seuusopessoal, diantedosquais as enfermidadesfugiamdassuasvítimas, e os espíritosmalignos se retiravam.
13 E algunsjudeus, exorcistasambulantes, tentaraminvocar o nome do SenhorJesussobrepessoaspossuídas de espíritosmalignos, dizendo: — Ordenoquesaiampelopoder de Jesus, a quemPauloprega.
17Estefatochegou ao conhecimento de todos os moradores de Éfeso, tantojudeuscomogregos. Veiotemorsobretodoseles, e o nome do SenhorJesuseraengrandecido.
19Tambémmuitosdosquehaviampraticadomagia, reunindo os seuslivros, os queimaramdiante de todos. Calculado o valordoslivros, verificaramquechegava a cinquentamildenários.
21Depoisdestascoisas, Pauloresolveu, no seuespírito, ir a Jerusalém, passandopelaMacedônia e Acaia. Eledizia: — Depois de passarporJerusalém, preciso ir também a Roma.
24Pois um ourives, chamadoDemétrio, quefaziamodelos de prata do templo de Diana e quedavamuitolucroaosartífices,25convocando-os juntamentecomoutros do mesmoofício, disse-lhes: — Senhores, vocêssabemque a nossaprosperidadevemdesteofício.
26 E agoravocêsestãovendo e ouvindoquenão só em Éfeso, mas em quasetoda a província da Ásia, estePaulotempersuadido e desencaminhadomuitagente, afirmandoque os deusesfeitospormãoshumanasnãosãodeuses de verdade.
27Nãosomente há o perigo de que o nossonegóciocaia em descrédito, comotambém de que o própriotemplo da grandedeusaDianasejaconsideradosemvalor, e queatévenha a serdestruída a majestadedaquelaquetoda a província da Ásia e o mundoadoram.
32Uns, pois, gritavam de umaforma; outros, de outra; porque a assembleiatinhaviradoumaconfusão. E, na suamaiorparte, nemsabiamporquemotivoestavamreunidos.
Versículo 32
Diego Vieira Dias
em 28/11/2025
O significado real e literal de ekklesia é simplesmente assembleia, reunião ou congregação. A palavra não carrega, em sua raiz, a ideia teológica de separação do mundo, mas sim a ideia funcional de um ajuntamento de pessoas. O Novo Testamento oferece provas claras de que o termo era utilizado para descrever reuniões literais, inclusive aquelas sem qualquer caráter cristão ou religioso.
Em Atos 19, por exemplo, o termo ekklesia é utilizado no texto grego original para descrever um tumulto em Éfeso:
"Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento [ekklesia] era confuso; e a maior parte deles não sabia por que causa se tinham ajuntado." (Atos 19:32)
Neste contexto, a palavra traduzida como "ajuntamento" é ekklesia, referindo-se a uma multidão desordenada. O mesmo ocorre nos versículos 39 e 41 do mesmo capítulo, onde o termo é aplicado a uma assembleia legal e, posteriormente, ao ato de despedir a multidão. Isso demonstra que a palavra, originalmente, define o ato de reunir-se, e não necessariamente a natureza espiritual dos reunidos.
O termo hebraico equivalente é Qahal, que também significa assembleia ou congregação.
"Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação [Qahal/Ekklesia] do Senhor; nem ainda sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente." (Deuteronômio 23:3)
35 O escrivão da cidade, tendoapaziguado o povo, disse: — Senhoresefésios, quemnãosabeque a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grandeDiana e da imagemquecaiu do céu?
36Ora, nãopodendoistosercontestado, convémquevocês se mantenhamcalmos e nãofaçamnada de formaprecipitada;37porqueesteshomensquevocêstrouxerampara cá nãoprofanaram o templo, nemblasfemamcontra a nossadeusa.
38Portanto, se Demétrio e os artíficesque o acompanhamtêmalgumaqueixacontraalguém, saibamqueexistem os tribunais e os procônsules; que se acusemunsaosoutrosali.
Nenhum comentário ainda.