1 E aconteceuque, enquantoApoloestava em Corinto, Paulo, depois de atravessar as regiõesmaisaltas, chegou a Éfeso. Achandoalialgunsdiscípulos,2perguntou-lhes: Recebestes o EspíritoSantoquandocrestes? Eleslheresponderam: Não. Nemsequerouvimosdizerque há EspíritoSanto.
9Mas, comoalgunsdeles se endureceram e se mostraramdescrentes, falandomal do Caminhodiante da comunidade, Pauloafastou-se deles e separou os discípulos, instruindo-os diariamente na escola de Tirano.
11 E, porintermédio de Paulo, Deusfaziamilagresextraordinários,12 de talformaquelenços e panosquehaviamtocadoneleeramlevadosaosdoentes. E as doenças os deixavam, e os espíritosmalignossaíamdeles.
13Aconteceutambémquealgunsjudeus, exorcistasambulantes, tentaraminvocar o nome de Jesussobre os quetinhamespíritosmalignos, dizendo: Eu vosexpulsoporJesus a quemPauloprega.
17 E esseepisódio se tornouconhecidoportodos os quemoravam em Éfeso, tantojudeuscomogregos; e todos se encheram de temor, e o nome do SenhorJesuseraengrandecido.
19Tambémmuitosdosquepraticavamartesmágicasajuntaram os seuslivros e os queimaram na presença de todos. Calculado o valordeles, estimaramquechegava a cinquentamilmoedas de prata.
21Depois de ocorridasessascoisas, Pauloresolveu, em seuespírito, ir paraJerusalém, passandopelaMacedônia e pelaAcaia, porquedizia: Depois de ir para lá, preciso ir tambémparaRoma.
26 E estaisvendo e ouvindoquenão só em Éfeso, mas em quasetoda a Ásia, essehomem, Paulo, temconvencido e desviadomuitagente, dizendonãoseremdeuses os quesãofeitospormãoshumanas.
27 E não há somenteperigo de queessenossonegóciocaia em descrédito, mastambémque o templo da grandedeusaÁrtemispercatoda a suaimportância, vindoatémesmo a serdestituída da suamajestadeaquela a quemtoda a Ásia e o mundoadoram.
29 A cidadeencheu-se de confusão, e todosimediatamentecorreram ao teatro, arrastandocomeles os macedôniosGaio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo.
32 E unsgritavam de um modo, outros de outro; poishaviaconfusão na assembleia, e a maiorpartedelesnemsabiaporquemotivo se haviareunido.
Versículo 32
Diego Vieira Dias
em 28/11/2025
O significado real e literal de ekklesia é simplesmente assembleia, reunião ou congregação. A palavra não carrega, em sua raiz, a ideia teológica de separação do mundo, mas sim a ideia funcional de um ajuntamento de pessoas. O Novo Testamento oferece provas claras de que o termo era utilizado para descrever reuniões literais, inclusive aquelas sem qualquer caráter cristão ou religioso.
Em Atos 19, por exemplo, o termo ekklesia é utilizado no texto grego original para descrever um tumulto em Éfeso:
"Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento [ekklesia] era confuso; e a maior parte deles não sabia por que causa se tinham ajuntado." (Atos 19:32)
Neste contexto, a palavra traduzida como "ajuntamento" é ekklesia, referindo-se a uma multidão desordenada. O mesmo ocorre nos versículos 39 e 41 do mesmo capítulo, onde o termo é aplicado a uma assembleia legal e, posteriormente, ao ato de despedir a multidão. Isso demonstra que a palavra, originalmente, define o ato de reunir-se, e não necessariamente a natureza espiritual dos reunidos.
O termo hebraico equivalente é Qahal, que também significa assembleia ou congregação.
"Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação [Qahal/Ekklesia] do Senhor; nem ainda sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente." (Deuteronômio 23:3)
35Quandoconseguiuapaziguar a multidão, o escrivãodisse: Homens de Éfeso, existealguémquenãosaibaque a cidadedosefésios é a guardiã do templo da grandedeusaÁrtemis e da suaimagemquecaiu do céu?
40Poiscorremos o perigoaté de sermosacusados de provocardesordemporcausadosacontecimentos de hoje, nãohavendomotivoalgumcomquepossamosjustificarestaaglomeração.
Nenhum comentário ainda.