2Eleenviou o administrador do palácio, Eliaquim, o secretárioSebna e os sacerdotesprincipais, todosvestidoscompano de saco, ao profetaIsaías, filho de Amoz.
3Eleslhedisseram: “AssimdizEzequias: ‘Hoje é dia de angústia, de repreensão e de humilhação; estamoscomo a mulherqueestáparadar à luzfilhos, masnãotemforçasparafazê-losnascer.
4Talvez o SENHOR, o teuDeus, ouçatodas as palavras do comandante de campo, a quem o senhordele, o rei da Assíria, enviouparazombar do Deusvivo. E que o SENHOR, o teuDeus, o repreendapelaspalavrasqueouviu. Portanto, suplica a Deuspeloremanescentequeaindasobrevive’ ”.
5Quando os oficiais do reiEzequiaschegaram a Isaías,6estelhesdisse: “Digam a seusenhorqueassimdiz o SENHOR: ‘Nãotenhamedodaspalavrasquevocêouviu, dasblasfêmiasque os servos do rei da Assírialançaramcontramim.
9Ora, Senaqueribeforainformado de queTiraca, reietíope do Egito, estavavindolutarcontraele, de modoquemandounovamentemensageiros a Ezequiascomesterecado:10 “Digam a Ezequias, rei de Judá: ‘Nãodeixeque o Deus no qualvocêconfia o engane, quandodiz: “Jerusalémnãocairánasmãos do rei da Assíria”.
13Ondeestão o rei de Hamate, o rei de Arpade, o rei da cidade de Sefarvaim, de Hena e de Iva?’ ”14Ezequiasrecebeu a cartadasmãosdosmensageiros e a leu. Entãosubiu ao templo do SENHOR e estendeu-a perante o SENHOR.
15 E Ezequiasorou ao SENHOR: “SENHOR, Deus de Israel, quereinas em teutrono, entre os querubins, só tu és Deussobretodos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra.
20EntãoIsaías, filho de Amoz, enviouumamensagem a Ezequias: “Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Ouvi a suaoraçãoacerca de Senaqueribe, o rei da Assíria’.
21Esta é a palavraque o SENHORfaloucontraele: “ ‘A virgem, a filha de Sião, o despreza e zomba de você. A filha de Jerusalémmeneia a cabeçaenquantovocêfoge.
23Sim, vocêinsultou o Senhorpormeiodosseusmensageiros. E declarou: “Comcarrossemcontasubi, aospontosmaiselevados e às inacessíveisalturas do Líbano. Derrubei os seusmaisaltoscedros, os seusmelhorespinheiros. Entrei em suasregiõesmaisremotas, e nassuasmaisdensasflorestas.
25 “ ‘Vocênãopercebeque há muitotempo eu já haviadeterminadotudoisso. Desde a antiguidadeplanejei o queagorafaçoacontecer, quevocêdeixariacidadesfortificadas em ruínas.
28Sim, contramimvocê se enfureceu e o seuatrevimentochegouaosmeusouvidos. Porissoporei o meuanzol em seunariz e o meufreio em suaboca, e o fareivoltarpelocaminhoporondeveio.
29 “ ‘A você, Ezequias, dareiestesinal: Nesteanovocêscomerão do quecrescerpor si, e no próximo o quedaquilobrotar. Mas no terceiroanosemeiem e colham, plantemvinhas e comam o seufruto.
32 “Portanto, assimdiz o SENHORacerca do rei da Assíria: ‘Elenãoinvadiráestacidadenemdispararácontraelauma só flecha. Não a enfrentarácomescudonemconstruirárampas de cercocontraela.
35Naquelanoite o anjo do SENHORsaiu e matoucento e oitenta e cincomilhomens no acampamentoassírio. Quando o povo se levantou na manhãseguinte, o lugarestavarepleto de cadáveres!
37Certodia, enquantoeleestavaadorando no templo de seudeusNisroque, seusfilhosAdrameleque e Sarezermataram-no à espada e fugirampara a terra de Ararate. SeufilhoEsar-Hadomfoi o seusucessor.
Nenhum comentário ainda.