1Naquelesdias, nãohaviarei em Israel, e a tribodosdanitasestavaprocurando um territórioparamorar, porque, atéaqueledia, nãotinharecebidoherançaentre as tribos de Israel.
2Então os filhos de Dã enviaramcincohomensdentretodas as famílias da suatribo, homensvalentes, de Zorá e de Estaol, paraespiar e explorar a terra. E lhesdisseram: — Vão e explorem a terra. Chegaram à regiãomontanhosa de Efraim, até a casa de Mica, e alipernoitaram.
3Quando se aproximaram da casa de Mica, reconheceram a voz do jovemlevita. Chegarampertodele e lheperguntaram: — Quemtrouxevocêpara cá? O quevocêestáfazendoaqui? E o queprendevocê a estelugar?
7 Os cincohomenspartiram e chegaram a Laís. Viramque o povodaquelelugarvivia em segurança, segundo o costumedossidônios, em paz e semdesconfiar de nada. Nenhumaautoridadehaviaque, porqualquercoisa, os oprimisse. Moravamlongedossidônios e nãotinhamcontatocomoutrospovos.
10Quandochegarem lá, vãoencontrar um povoquenãodesconfia de nada. A terra é ampla, e Deus a estáentregandonasmãos de vocês. É um lugar em quenãofaltanada do queexiste na terra.
14 Os cincohomensqueforamespiar a terra de Laísdisseramaosseusirmãos: — Vocêssabiamquenumadaquelascasas há umaestolasacerdotal, algunsídolos do lar, umaimagem de escultura e uma de fundição? Decidam, pois, o quevãofazer.
17Porém os cincohomensquetinhamidoespiar a terraentraram na casa e apanharam a imagem de escultura, a estolasacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, enquanto o sacerdoteestava em pé à entrada do portãocom os seiscentoshomensqueestavamarmadoscom as armas de guerra.
18Quandoelesentraram na casa de Mica e apanharam a imagem de escultura, a estolasacerdotal, os ídolos do lar e a imagem de fundição, o sacerdoteperguntou: — O que é quevocêsestãofazendo?
19Elesresponderam: — Fiquecalado. Nãodiganada a ninguém. Venhaconosco e seja o nossoconselheiro e sacerdote. Ou vocêachaque é melhorsersacerdote na casa de um só homem do quesersacerdote de umatribo e de umafamília em Israel?
24Micarespondeu: — Vocêspegaram os deusesque eu fiz e também o meusacerdote e foramembora. O quesobrouparamim? E vocêsainda me perguntam: “O que é quevocêquer?”
25Porém os filhos de Dã lhedisseram: — Seriamelhorvocêficarcalado, porque, se não, algunsdosnossoshomenspoderiamficarirritados e acabariamatacandovocê. Nessecaso, perderiam a vidavocê e os da suacasa.
27 Os homens de Dã levaram as coisasqueMicahaviafeito e também o sacerdotedele, e foram a Laís, a um povoquevivia em paz e semdesconfiar de nada. Mataram os moradores a fio de espada e queimaram a cidade.
28Nãohouveninguémque os livrasse, porquemoravamlonge de Sidom e nãotinhamcontatocomoutrospovos. A cidadeficava no valejunto a Bete-Reobe. Os filhos de Dã reedificaram a cidade e passaram a morarnela.
30 Os filhos de Dã levantarampara si aquelaimagem de escultura, e Jônatas, filho de Gérson e neto de Moisés, ele e seusfilhosforamsacerdotes da tribodosdanitasaté o dia do cativeiro do povo.
Nenhum comentário ainda.