1Naquelesdiasnãohaviarei em Israel; a tribodosdanitasbuscavapara si herança em quehabitar; porqueatéentãonãolhehaviacaído a suaherançaentre as tribos de Israel.
2 E de Zorá e Estaol os filhos de Dã enviaramcincohomens da suatribo, escolhidosdentretodo o povo, homensvalorosos, paraespiar e reconhecer a terra; e lhesdisseram: Ide, reconhecei a terra. E chegarameles à regiãomontanhosa de Efraim, à casa de Mica, e passaramali a noite.
3Pois, estandoelesperto da casa de Mica, reconheceram a voz do mancebolevita; e, dirigindo-se para lá, lheperguntaram: Quem te trouxepara cá? queestásfazendoaqui? e que é istoquetensaqui?
7Entãoforam-se aquelescincohomens, e chegando a Laís, viram o povoquehavianela, comovivia em segurança, conforme o costumedossidônios, quieto e desprecavido; nãohavianaquelaterrafalta de coisaalguma; era um povorico e, estandolongedossidônios, nãotinharelaçõescomninguém.
9Elesresponderam: Levantai-vos, e subamoscontraeles; porqueexaminamos a terra, e eisque é muitoboa. E vósestareisaqui tranqüilos? Nãosejaispreguiçosos em entrardesparatomarpossedestaterra.
10Quando lá chegardes, achareis um povodesprecavido, e a terra é muitoespaçosa; poisDeusvosentregou na mão um lugar em quenão há falta de coisaalgumaque há na terra.
12 E, tendosubido, acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; peloqueesselugarficousendochamadoMaané-Dã, até o dia de hoje; eisqueestá ao ocidente de Quiriate-Jearim.
14Então os cincohomensquetinhamidoespiar a terra de Laísdisseram a seusirmãos: Sabeisvósquenaquelascasas há um éfode, e terafins, e umaimagemesculpida e uma de fundição? Considerai, pois, agora o quehaveis de fazer.
17Massubindo os cincohomensquehaviamespiado a terra, entraramali e tomaram a imagemesculpida, e éfode, os terafins e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentoshomensarmados.
18Quandoelesentraram na casa de Mica, e tomaram a imagemesculpida, o éfode, os terafins e a imagem de fundição, perguntou-lhes o sacerdote: Queestaisfazendo?
19 E eleslheresponderam: Cala-te, põe a mãosobre a boca, e vemconosco, e sê-nosporpai e sacerdote. Que te é melhor? sersacerdote da casadum só homem, ou dumatribo e dumageração em Israel?
24Entãoelerespondeu: Os meusdeusesque eu fiz, vós me tomastes, juntamentecom o sarcerdote, e partistes; e agora, quemais me fica? Como, pois, me dizeis: Que é quetens ?
25Mas os filhos de Dã lhedisseram: Nãofaçasouvir a tuavozentrenós, paraqueporventurahomensviolentosnão se lancemsobrevós, e tu percas a tuavida, e a vidados da tuacasa.
27Eles, pois, levaram os objetosqueMicahaviafeito, e o sacerdotequeestavacomele e, chegando a Laís, a um povoquieto e desprecavido, passaram-no ao fio da espada, e puseramfogo à cidade.
28 E ninguémhouveque o livrasse, porquantoestavalonge de Sidom, e nãotinharelaçõescomninguém; a cidadeestava no valequeestájunto a Bete-Reobe. Depois, reedificando-a, habitaramnela,29 e chamaram-lhe Dã, segundo o nome de Dã, seupai, quenascera a Israel; era, porém, dantes o nomedestacidadeLaís.
30Depois os filhos de Dã levantarampara si aquelaimagemesculpida; e Jônatas, filho de Gérsom, o filho de Moisés, ele e seusfilhosforamsacerdotes da tribodosdanitas, até o dia do cativeiro da terra.
Nenhum comentário ainda.